Lusoturf e TAMUK são os vencedores do Concurso de Projetos de Inovação Científica

Cristina Simões, Fernando Antunes, José Pereira-Leal, Jorge Maia Alves, Andreia Valente, Hugo Ferreira, Rui Ferreira e Pedro Almeida

Cristina Simões, Fernando Antunes, José Pereira-Leal, Jorge Maia Alves, Andreia Valente, Hugo Ferreira, Rui Ferreira e Pedro Almeida

Tec Labs

Os projetos Lusoturf e TAMUK são os vencedores da 1.ª edição do Concurso de Projetos de Inovação Científica, uma iniciativa promovida pela Ciências ULisboa e FCiências.ID, com o apoio do Tec Labs.

Este concurso visa estimular e promover uma cultura de inovação no seio da Ciências ULisboa, proporcionando financiamento para o desenvolvimento de provas de conceito, produtos ou protótipos.

O projeto Lusoturf dedica-se ao problema dos relvados sintéticos utilizados nos campos de futebol, râguebi, entre outros desportos. Este projeto foi representado pelo professor Hugo Ferreira, sendo que a investigadora principal é a professora Cristina Cruz. O projeto TAMUK aborda uma molécula que inibe as mutações mais comuns do KRAS (vírus do sarcoma do rato de Kirsten), dando esperança onde as opções clínicas para o tratamento do cancro são limitadas, e foi apresentado pela investigadora Andreia Valente.

Os organizadores do concurso receberam várias candidaturas de diferentes áreas científicas da Ciências ULisboa - projetos impressionantes e que salientam o compromisso da comunidade com a inovação e a valorização do conhecimento.

No evento final, ocorrido no passado dia 18 de janeiro, seis projetos finalistas foram apresentados ao júri do concurso - Jorge Maia Alves, Fernando Antunes, Cristina Simões, Rui Ferreira e José Pereira-Leal - e aos vários parceiros institucionais da Ciências ULisboa e do Tec Labs. Este acontecimento proporcionou ainda oportunidades de networking com os membros do júri e parceiros institucionais num almoço que decorreu após a sessão de pitch e no qual se celebrou o sucesso desta iniciativa.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa com Tec Labs
noticias@ciencias.ulisboa.pt