Física Nuclear

Aluna da Ciências ULisboa distinguida com Bolsa Marie Sklodowska-Curie

Estágio de seis meses ocorre na Alemanha

Última Revisão —
Fotografia de Beatriz Amorim

Beatriz Amorim optou por Engenharia Física devido à sua natureza mais prática e à possibilidade de, posteriormente, se dedicar à construção de detetores

GICD DCI Ciências ULisboa

Beatriz Amorim foi premiada com uma bolsa  Marie Sklodowska-Curie, uma iniciativa da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). A estudante do último ano de mestrado em Engenharia Física, na Ciências ULisboa, participa a partir de 15 de janeiro e durante seis meses, num projeto inovador na Alemanha, no âmbito do Programa GET INvolved do FAIR.

“Foi uma notícia inesperada, não estava à espera. Só me candidatei por insistência do professor Daniel Galaviz Redondo, que dizia que tinha potencial, diz Beatriz Amorim.

As bolsas Marie Sklodowska-Curie, umas das mais competitivas, visam inspirar e encorajar mulheres jovens a seguir uma carreira na área nuclear, oferecendo a estudantes talentosas, bolsas de estudos para programas de mestrado, bem como a oportunidade de realizar um estágio financiado pela AIEA.

“É muito gratificante haver bolsas para mulheres desta área, porque ainda é maioritariamente de homens. Sinto que isso está a mudar e é muito bom que haja esse reconhecimento", comenta.

Esta conquista é uma valorização e um reconhecimento do seu trabalho, que tem como próximo passo a montagem e colocação em funcionamento do feixe de alta taxa TOF/SCI do detetor SAFARI. Este projeto a realizar no âmbito da colaboração NUclear STructure, Astrophysics and Reactions (NUSTAR) do centro de investigação GSI/FAIR vai permitir identificar e estudar isótopos que provêm de núcleos pesados, como o urânio-235.

O objetivo principal é encontrar novos isótopos e estudar as equações de estado nuclear e possivelmente descobrir a espessura de neutrões deste tipo de núcleos pesados.

O SAFARI é um detetor de tempo de voo baseado em cintiladores e uma parte vital de um esforço de investigação experimental sancionado pelo G-PAC do GSI, o comité de peritos do laboratório.

“Existe uma ilha de isótopos da tabela periódica que ainda desconhecemos. O nosso trabalho pode vir a ser importante nesta área”, diz.

A investigação envolve mediações precisas da interação nuclear e das secções eficazes com mudança de carga, através de tecnologia como FRS (sistema magnético para iões pesados relativistas) com detetores de perda de energia de alta resolução e de tempo de voo. Segundo Beatriz Amorim, este estudo é importante para perceber como funcionam as reações nucleares no geral. “Estamos a investigar fenómenos novos que podem ser importantes para descobrirmos mais informações acerca da equação de estado nuclear, que é muito relevante para os físicos desta área”, acrescenta.

Uma experiência que vai obrigar a uma preparação prévia. “Toda esta parte da Física Nuclear envolve muita teoria que ainda tenho de estudar. Também envolve engenharia, com a montagem de um detetor. Terei de fazer toda a eletrónica desse detetor em específico, porque vai ser ligado a um separador de fragmentos que existe no GSI e é a partir daí que vamos conseguir fazer um estudo mais aprofundado dos núcleos”, conclui.

Dividida entre Física e Química, Beatriz Amorim rapidamente percebeu que era a Física que mais a cativava. Ao ponderar a entrada na faculdade, optou por Engenharia Física devido à sua natureza mais prática e à possibilidade de, posteriormente, se dedicar à construção de detetores. Um dos seus sonhos é um dia vir a fazer investigação na Áustria. Beatriz Amorim é membro do Grupo de Reações Nucleares, Instrumentação e Astrofísica (NUC-RIA) no LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Tânia Monteiro com Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt