“O impacto da subida da temperatura nos ecossistemas subterrâneos é imprevisível”

Ana Sofia Reboleira coordena estudo publicado na Scientific Reports

Cientista em gruta

A gruta portuguesa hotspot de biodiversidade subterrânea

Imagem cedida por ASR

Um estudo publicado na Scientific Reports e coordenado por Ana Sofia Reboleira, professora no Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa e investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), analisou mais de 100000 medições de temperaturas em grutas localizadas em diversas zonas climáticas, desde as tropicais às subárticas, passando por Portugal continental e ilhas.

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.

Estudo de Ana Sofia Reboleira em destaque em vários media nacionais: Gazeta das Caldas, Jornal do Algarve, Green Savers Online, Algarve Primeiro Online, Açoriano Oriental, Barlavento Online, Diário de Aveiro online, Diário de Leiria online, Impala online, O Minho, Notícias ao Minuto, Observador, Sapo, Visão.

“Os resultados permitem, pela primeira vez, a nível global confirmar que a temperatura debaixo de terra é equivalente à média anual exterior”, diz a cientista, acrescentando que “o aumento da temperatura média à superfície levará ao aumento da temperatura debaixo de terra, onde estão guardadas as maiores reservas de água doce disponíveis para o consumo humano imediato”. A cientista - eleita personalidade de 2023 pela redação da Gazeta das Caldas -, refere ainda que “o impacto da subida da temperatura nos ecossistemas subterrâneos é imprevisível, mas terá seguramente consequências na qualidade das reservas de água".

O artigo “Temperature variation in caves and its significance for subterranean ecosystems” publicado online a 25 de novembro de 2023 é assinado ainda por Maria J. Medina, Dragan Antić, Paulo A. V. Borges, Špela Borko, Cene Fišer, Stein-Erik Lauritzen, Jose L. Martín, Pedro Oromí, Martina Pavlek, Ester Premate, Ken P. Puliafico e Alberto Sendra. Maria J. Medina, primeira autora do artigo, foi aluna de Ana Sofia Reboleira, no mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental, tendo defendido a sua dissertação em 2022.

Uma das grutas estudada no âmbito deste trabalho é um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea. A gruta que colocou Portugal na lista das zonas mais ricas em fauna cavernícola a nível mundial encontra-se localizada no Algarve, no município de Loulé, e é uma cavidade de elevadíssimo valor para a conservação da natureza, uma vez que alberga uma grande diversidade. Outras grutas hotspot mundial de biodiversidade subterrânea presentes no estudo são a Planina, na Eslovénia, e Viento nas Canárias, no arquipélago Espanhol, no Oceano Atlântico.

Para os autores deste artigo as grutas são “janelas” para a observação dos ecossistemas subterrâneos que se encontram distribuídos em todo o planeta e cuja vasta maioria é inacessível aos seres humanos. Estes ecossistemas albergam a maior reserva de água doce disponível para o consumo humano imediato, e são habitados por organismos únicos e altamente adaptados, que garantem a qualidade destas reservas estratégicas para o futuro da humanidade.

Os cientistas referem que as variações de temperatura à superfície são refletidas no subsolo, ameaçando as comunidades de organismos subterrâneos, e comprometendo a qualidade da água.

Este estudo revela também a existência de ciclos térmicos diários em algumas cavernas. Em ecossistemas com total ausência de luz, os organismos carecem de ritmos circadianos, ou seja, ritmos biológicos marcados pela natural cadência do dia e da noite controlada pela luz solar à superfície. “Esta descoberta surpreendente mostra que estes ciclos térmicos diários podem potencialmente controlar os ritmos biológicos dos organismos subterrâneos”, explica Ana Sofia Reboleira.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa