Ciências da Computação e Engenharia Informática

Entrevista com Alysson Bessani

Prémio Científico ULisboa/Caixa Geral de Depósitos

Alysson Bessani e membros da ULisboa e CGD

O prémio científico foi entregue durante uma cerimónia pública, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

Creative Minds - Ricardo Ruella
Alysson Bessani
Para Alysson Bessani este prémio também se deve ao trabalho realizado pelos seus alunos e colaboradores, durante os anos do período considerado no prémio, já que sem eles muitas das publicações que contribuíram para o prémio não seriam possíveis
Fonte Creative Minds - Ricardo Ruella

Alysson Bessani é professor no Departamento de Informática e investigador no LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre da Ciências ULisboa. Este ano foi distinguido pela ULisboa e pela Caixa Geral da Depósitos (CGD) com um prémio científico, na área das Ciências da Computação e Engenharia Informática. A entrega deste prémio decorreu no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa, no dia 23 de novembro passado.

“[Esta distinção] representa em primeiro lugar um reconhecimento ao extenso trabalho de excelência que se faz na Informática da Ciências ULisboa, em particular na unidade de investigação LASIGE.”
Alysson Bessani

O que representa para si esta distinção?

Alysson Bessani (AB) - Representa em primeiro lugar um reconhecimento ao extenso trabalho de excelência que se faz na Informática da Ciências ULisboa, em particular na unidade de investigação LASIGE. Representa também um reconhecimento aos muitos alunos e colaboradores que trabalharam comigo durante os anos do período considerado no prémio, já que sem eles muitas das publicações que contribuíram para o prémio não seriam possíveis. Finalmente, a um nível mais pessoal, representa um reconhecimento ao esforço pessoal e às muitas horas gastas nas atividades de investigação que levaram aos resultados que obtive nos últimos anos.

Em que é que consiste a sua investigação?

AB – A minha investigação centra-se fundamentalmente na melhoria da fiabilidade e segurança dos sistemas informáticos através da monitorização e descentralização desses sistemas. Nos últimos anos, tenho dividido a minha atenção em dois tópicos principais: (1) na melhoria de protocolos distribuídos para blockchains e suas aplicações; e (2) na coleta e processamento de informação em fóruns, blogs, etc. (e.g., X/Twitter) usando técnicas de aprendizagem automática para descoberta de novas ameaças de cibersegurança. Em ambos os casos, a minha investigação cobre tanto questões fundamentais, ou mais teóricas, dessas tecnologias quanto aspetos mais práticos e aplicados do seu uso na resolução de problemas reais da Engenharia Informática.

“A minha investigação centra-se fundamentalmente na melhoria da fiabilidade e segurança dos sistemas informáticos através da monitorização e descentralização desses sistemas.”
Alysson Bessani

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt