Crónicas Tec Labs

Estudante de doutoramento de Informática vence BfK 2023

Ciências ULisboa alcança um prémio neste concurso pela segunda vez

Atribuição dos prémios BfK

O projeto de Filipa Rocha foi o grande vencedor da edição deste ano do BfK, na categoria transição digital

 BATS Project Team
Atribuição dos prémios BfK
O projeto da Filipa Rocha pretende tornar a aprendizagem digital mais acessível às crianças com dificuldades visuais
Fonte Tec Labs

O dia 16 de novembro foi um dia em cheio em que dividimos as nossas atenções entre o final de mais uma edição da Web Summit e a celebração dos 30 anos da Agências Nacionais de Inovação em Portugal, que reuniu a comunidade de Gabinetes de Transferência de Tecnologia, CoLabs e Centros de Inovação e Tecnologia, bem como as equipas selecionadas para o programa Born from Knowledge Ideas (BfK).

Em Ciências ULisboa decidimos candidatar à edição deste ano do BfK o projeto “Block-Based Accessible Tangible System” desenvolvido por Filipa Rocha, estudante de doutoramento em Informática no LASIGE Ciências ULisboa e participante no Impact Program do nosso ScienceIN2Business. A ideia do projeto é tornar a aprendizagem digital mais acessível às crianças com dificuldades visuais, utilizando brinquedos e sistemas educativos que tornam a literacia digital acessível através da diversão e da brincadeira.

O projeto de Filipa Rocha não só foi selecionado, como foi o grande vencedor da edição deste ano do concurso, na categoria transição digital. Pela segunda vez, Ciências ULisboa alcança um prémio neste concurso o que nos deixa muito orgulhosos. A primeira distinção que obtivemos foi em 2019, quando a nossa spin-off Delox foi também galardoada com o Prémio BfK no âmbito da iniciativa Empreende XXI.

O BfK é um programa que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento em Portugal e conta com o contributo das instituições de ensino superior e centros de investigação nacionais na indicação de equipas de alunos e investigadores com projetos inovadores. As equipas concorrentes, caso sejam selecionadas, têm acesso a uma fase de formação e a participar numa competição onde é selecionado um vencedor por categoria.

“A nossa participação no BfK permitiu à nossa equipa dar um próximo passo com o nosso projeto de programação inclusiva. Além da oportunidade de formação nesta área do empreendedorismo, os mentores desafiaram-nos a compreender melhor os nossos objetivos e a nossa solução. Chegar à final e ao prémio da categoria é uma grande motivação para continuar a trabalhar para levar inclusão a todas as crianças.”
Filipa Rocha

O futuro só pode ser brilhante para a Filipa e para este seu projeto que além de ter tido um brilhante percurso no nosso Impact Program, foi também vencedor do Prémio para Jovens Inventores 2023 do Instituto Europeu de Patentes (EPO).

Concurso de Ideias da ANI Entrega Prémios de Inovação Empresarial inRevista do Empreendedor 

Quanto ao Tec Labs, o evento que a Agência Nacional de Inovação organizou também foi muito valioso, não só porque permitiu o networking com pares de outras instituições nacionais, mas também pela riqueza das sessões organizadas, nomeadamente a sessão sobre casos de sucesso em processos de transferência de conhecimento ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, também, a que se dedicou às redes internacionais de TTO e a sua importância no contexto atual. Também foi uma grande mais-valia o workshop sobre produtização conduzido por André Marquet e a palestra internacional de Jerry Sheehan, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da OCDE.

Rita Tomé Rocha, Tec Labs - Centro de Inovação, com Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt