Prémio Jovens Inventores 2023

Filipa Rocha alcança o 2.º lugar do Prémio Jovens Inventores

foto dos tres finalistas

A entrega de prémios decorreu hoje, em Valência, com transmissão online

European Patent Office

Filipa Rocha, estudante de doutoramento na Ciências ULisboa, alcançou o 2.º lugar do Prémio Jovens Inventores 2023, atribuído pelo Instituto Europeu de Patentes. O prémio corresponde a um valor pecuniário de dez mil euros. A cerimónia de entrega de prémios decorreu esta manhã, em Valência, Espanha.

Filipa Rocha desenvolveu um sistema único que torna possível a aprendizagem de conceitos de programação a crianças com deficiência visual. O projeto tem por base a utilização de blocos tangíveis para promover a aprendizagem digital inclusiva.

O vencedor do prémio foi Richard Turere, que desenvolveu um sistema de luz acessível que permite salvar o gado e a população de leões do Quénia. O terceiro lugar foi atribuído a Fionn Ferreira​ pelo seu trabalho no combate à poluição marinha por microplásticos.

O Prémio Jovens Inventores reconhece a criatividade e talento de jovens inventores com idade igual ou inferior a 30 anos, que tenham desenvolvido soluções tecnológicas para enfrentar problemas globais e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

 

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt