Estreitar laços académicos entre Portugal e a China

ULisboa renovou protocolo de cooperação com a ULisboa School de Xangai

Foto de grupo com delegação chinesa e representantes da Ciências ULisboa

Após a sessão de abertura na reitoria da Universidade, a delegação visitou o campus da Ciências ULisboa

GJ Ciências ULisboa

A 10 de novembro a ULisboa recebeu a visita de uma delegação chinesa de altos dignitários, professores, investigadores e estudantes de doutoramento, durante a qual foi renovado o protocolo entre a ULisboa e a Universidade de Xangai (SHU). Após uma sessão de abertura na reitoria da Universidade, a delegação visitou Ciências ULisboa e o Instituto Superior Técnico (IST).

Este encontro realizou-se com o objetivo de estreitar laços académicos entre a ULisboa e a SHU, que cooperam no âmbito da ULisboa School Xangai, uma faculdade da ULisboa criada em setembro de 2021, na Universidade de Xangai, na China. A escola oferece programas de licenciatura e mestrado nas áreas de Engenharia Eletrotécnica e de ComputadoresEngenharia Civil e Engenharia do Ambiente, no campus da SHU, cujos cursos são lecionados em parceria com cinco faculdades da ULisboa.

As licenciaturas e mestrados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e em Engenharia Civil são oferecidos, do lado da ULisboa, pelo IST; a licenciatura e o mestrado em Engenharia do Ambiente são oferecidos conjuntamente pelo IST, Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Ciências ULisboa. Há também colaborações do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Na Ciências ULisboa são sete os professores que contribuem para a oferta formativa desta escola: Helena Gaspar e Margarida Botte, professoras do departamento de Química e Bioquímica (DQB), ao nível da Química Orgânica; Margarida Amaral e Manuela Pereira, professoras do DQB, nas áreas da Biologia e Bioquímica; João Balsa, professor do departamento de Informática, na área da Computação e Programação; João Serra e Miguel Brito, professores do departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE), nas Energias Renováveis. No próximo ano letivo também Pedro Miranda e Ricardo Trigo, professores do DEGGE, se juntarão à equipa para contribuir na área de Modelação Ambiental.

Na sessão de abertura, o vice-reitor da ULisboa, professor João Peixoto, realçou a importância de estreitar a cooperação entre as instituições. Na sua intervenção, Qing Nie, vice-presidente da SHU e presidente da ULisboa School Xangai, enfatizou a importância de estreitar laços através do desenvolvimento de iniciativas conjuntas, relacionadas com a investigação e com o ensino, nomeadamente através da mobilidade de estudantes, investigadores e professores.

Durante o encontro foram assinados protocolos de cooperação entre a SHU, a Ciências ULisboa e o ISEG. A parceria entre faculdades permitirá o intercâmbio de estudantes, mas também de interesses académicos e científicos que permitam o avanço científico em áreas de interesse comum.

Luís Carriço assina protocolo com Qing Nie
Ciências ULisboa assinou um protocolo de colaboração com a Universidade de Xangai
Fonte GJ Ciências ULisboa

A visita prosseguiu na Ciências ULisboa, com um seminário sobre Engenharia Ambiental, durante a manhã, e no IST com um seminário sobre Engenharia Civil, à tarde.

A sessão da manhã decorreu na biblioteca do Instituto Dom Luiz. Após as palavras de boas-vindas de Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, Pedro Almeida, subdiretor para a área de Relações Externas e Imagem, fez uma apresentação sobre a Faculdade, destacando alguns temas e projetos de investigação; seguiu-se uma apresentação do professor João Serra sobre os centros de I&D da Faculdade, e as intervenções de Ana Galvão, professora do IST, António Brito, presidente do ISA, e Qiang Liu, professor da SHU.

Para João Serra, esta colaboração abre portas à cooperação alargada com a China, uma vez que permitirá o intercâmbio de estudantes, nomeadamente no 2.º ano do mestrado em Engenharia do Ambiente, em que alunos chineses vão passar o 1.º semestre em Lisboa e realizar teses de mestrado em cossupervisão Portugal-China. Esta colaboração estender-se-á à investigação científica, e futura orientação de alunos de doutoramento.

Alguns membros da delegação visitaram ainda alguns espaços da Faculdade, nomeadamente as instalações e laboratórios dos departamentos de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, Biologia Vegetal e Química e Bioquímica, tendo ainda tido tempo para conhecer o projeto Campus solar.

Para Pedro Almeida, a parceria estabelecida com Ciências ULisboa tem um enorme significado em termos de internacionalização da imagem e do saber da Faculdade. “Esta internacionalização ocorre primeiramente em áreas relacionadas com as formações que já oferecemos, mas estender-se-á certamente a outras; para além disso, permitirá receber estudantes asiáticos, partilhando culturas e conhecimento, contribuindo para um mundo mais unido pelo conhecimento”, conclui.

Uma das perspetivas para esta parceira é a criação de pós-graduações no contexto da ULisboa School Xangai.

várias pessoas sentadas numa mesa a assistir a uma apresentação
networking prolongou-se na semana seguinte, tendo ocorrido um novo encontro entre investigadores da Ciências ULisboa e da SHU, no dia 13 de novembro
Fonte GJ Ciências ULisboa

Álbum de fotografias disponível na página de Facebook da Faculdade. 

Marta Tavares, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt