Ciências ULisboa lança Relatório de Sustentabilidade

plantas com QR code do Relatório de Sustentabilidade

O primeiro Relatório de Sustentabilidade da Ciências ULisboa resulta da monitorização e análise de um conjunto de atividades enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre 2019 e 2021.

Ciências ULisboa
Monitorização da utilização de energia elétrica, gás natural, água potável
Monitorização da utilização de energia elétrica, gás natural, água potável
Fonte Ciências ULisboa

O primeiro Relatório de Sustentabilidade da Ciências ULisboa resulta da monitorização e análise de um conjunto de atividades enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre 2019 e 2021.

Ciências ULisboa tem mais de 5600 alunos e mais de 700 funcionários. Com 80.683 m2 de área coberta e 15.000 m2 de espaços verdes, a Faculdade tem 11 edifícios e 1788 painéis solares, 525.000 kWh produzidos/por ano, 204 estruturas de reciclagem, uma central de compostagem e outra de vermicompostagem.

Monitorização de combustíveis, produção de energia fotovoltaica e de produção de resíduos e compostagem
Monitorização de combustíveis, produção de energia fotovoltaica e de produção de resíduos e compostagem
Fonte Ciências ULisboa

A formação científica e tecnológica dos cursos inclui unidades curriculares na área da sustentabilidade em todos os ciclos de estudo, tendo sido reforçadas as competências dos docentes. As dissertações de mestrado e teses de doutoramento contribuem para todos os ODS com especial relevo para a saúde e educação de qualidade; a proteção da vida marinha e da vida terrestre; as cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumos sustentáveis; ação climática; trabalho digno e crescimento económico. Os projetos de investigação abordam todos os ODS com especial relevância para a proteção da vida terrestre; saúde de qualidade; ação climática; indústria, inovação e infraestruturas; educação de qualidade.

A Faculdade tem diminuído o impacto ambiental das suas atividades, mediante a colocação de lâmpadas LED, a substituição de caixilharia e estores exteriores, a substituição de condutas de água subterrâneas, a colocação de torneiras com sensor, a redução do caudal, a racionalização da rega, a redução do consumo de papel, a promoção de coffee breaks mais sustentáveis, a gestão adequada dos resíduos, a promoção da biodiversidade, o controlo das emissões de gases com efeito de estufa, entre outras.

As boas práticas do Laboratório Vivo para a Sustentabilidade, criado em 2015, incluem a manutenção de espaços verdes no campus, um concurso de ideias e diversos projetos que trabalham em todas as dimensões da sustentabilidade, com contributos em especial para as cidades e comunidades sustentáveis; educação de qualidade; ação climática e proteção da vida terrestre.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt