Protocolo de cooperação

Ciências ULisboa e cE3c assinam protocolo para estudar o impacto da exploração eólica offshore

fotografia de grupo

A assinatura do protocolo decorreu na reitoria da ULisboa

cE3c

Foi assinado um protocolo de cooperação entre Ciências ULisboa, a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) e a empresa dinamarquesa Copenhagen Infrastructure Partners, que visa a investigação e mitigação dos impactos da exploração eólica offshore ao largo da Figueira da Foz.

O estudo estará a cargo do cE3c, fazendo uso das suas valências científicas na conservação dos valores naturais das zonas costeiras, quer em terra, nos ecossistemas dunares, quer no ar, na investigação acerca da ecologia e ameaças que incidem sobre as aves marinhas.

O assunto teve destaque nos media: Jornal EconómicoAmbiente Magazine.

Recentemente, em resposta à divulgação de um relatório do governo com as áreas propostas para o desenvolvimento da energia eólica offshore, uma equipa de cientistas do cE3c, em colaboração com cientistas do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), efetuaram uma análise preliminar dos dados atualmente disponíveis, a fim de evitar e minimizar o impacto das novas infraestruturas nas aves marinhas. O protocolo agora assinado irá permitir prestar o apoio necessários à avaliação, mitigação e inovação para o desenvolvimento sustentável de sistemas costeiros e dunares, bem como da biodiversidade que lhes está associada.

Para Cristina Máguas, professora do Departamento de Biologia Vegetal e investigadora coordenadora do cE3c, este protocolo e as ações que lhe são subjacentes permitirão “atribuir um carácter de pioneirismo ao estudo dos efeitos da exploração eólica offshore na interface terra-ar a nível nacional”. A especialista em sistemas dunares acrescenta ainda que “é muito importante integrar as visões e as missões das várias entidades que procuram enfrentar as várias crises que atravessamos: a crise energética e climática e a crise da perda da biodiversidade, compatibilizando as soluções, rumo a um futuro verdadeiramente sustentável”.

A Copenhagen Infrastructure Partners é hoje o maior fundo de investimento do mundo no domínio das energias renováveis. Este protocolo surge em articulação com o conhecido projeto “Nortada”, anunciado em fevereiro deste ano por Afonso César Machado, diretor de mercado da Copenhagen Offshore Partners para Portugal. “Por reconhecermos a excelência da investigação científica feita em Portugal e o valor dos investigadores e cientistas portugueses, consideramos que é fundamental envolvê-los no desenvolvimento dos projetos. Esta é uma prioridade à qual pretendemos dar continuidade, durante todas as fases dos projetos", refere o empresário. O projeto “Nortada” é um dos mais ambiciosos no contexto nacional, com um investimento previsto na ordem dos 8 mil milhões de euros para o desenvolvimento do parque eólico offshore da Figueira da Foz, que irá produzir 2 gigawatts e gerar um considerável contributo socioeconómico para a região. O objetivo é que entre em funcionamento até 2030.

Gabinete de Comunicação cE3c
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt