O que é realmente uma carta náutica?

Joaquim Alvez Gaspar

Joaquim Alves Gaspar, investigador principal do projeto, efetuou uma visita guiada à exposição

GJ DCI Ciências ULisboa

A exposição “O que é realmente uma carta náutica” está sujeita a marcação através do email cultura@hidrografico.pt.

Encontra a resposta a esta pergunta na exposição final do projeto Medea-Chart - As Cartas Náuticas Medievais e Renascentistas: origem, uso e evolução, inaugurada esta quinta-feira, dia 18 de maio, no Instituto Hidrográfico (IH) e em exibição até setembro deste ano.

A inauguração contou com a presença de diversas personalidades, entre elas, o antigo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro,  o contra-almirante João Paulo Ramalho Marreiros, diretor geral do IH e Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa.

Joaquim Alves Gaspar, investigador principal do projeto, efetuou uma visita guiada à exposição. As personalidades presentes puderam ouvir as suas explicações e de outros membros da equipa deste projeto, nomeadamente, Sima Krtalic, Gregory McIntosh e Ricardo Vaz.

Pessoas na sala de exposições do Instituto Hidrográfico
A exposição “O que é realmente uma carta náutica” está em exibição no Instituto Hidrográfico até setembro
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

Para Joaquim Alves Gaspar, esta exposição significa o culminar de cinco/seis anos de investigação. “Este é um dos acontecimentos que marcam esse culminar. O primeiro foi o lançamento do livro “A Cartografia de Magalhães”. Esta exposição é um ‘cheirinho’ dos resultados obtidos no projeto Medea-Chart e na próxima semana o workshopOn the Origin and Evolution of the Nautical Chart” é um fechar de portas com chave de ouro”.

O Medea-Chart é um projeto de investigação em História da Cartografia Náutica financiado pelo European Research Council. Foi a primeira vez que Ciências ULisboa ganhou uma ERC, em setembro de 2016. Atualmente, a Faculdade já conta com seis ERC. Joaquim Alves Gaspar considera que deram contributos muito positivos para aquilo que se sabe sobre a História da Cartografia Náutica.

Explore a Medea-Chart Database. Todos os dias há uma carta de navegação em destaque.

“O objetivo mais ambicioso do meu projeto, que não é sequer um objetivo científico, foi criar uma nova escola de investigadores mais jovens e mais capazes de enfrentar estes assuntos históricos com uma abordagem multidisciplinar. Não sei se consegui, tenho medo de não ter conseguido. Este é um nicho relativamente pequeno dentro da investigação histórica”, conta Joaquim Alves Gaspar.

Luís Carriço considera a exposição fantástica. “A forma como a exposição está apresentada e os desafios que lança são de facto muito interessantes. É com certeza o resultado de um trabalho de excelência na investigação que se faz na faculdade e que se faz no âmbito das cartas de navegação e da história das cartas de navegação”, diz o diretor da Ciências ULisboa.

Sala de exposições do Instituto Hidrográfico com pessoas
A inauguração ocorreu a 18 de maio. A exposição apresenta alguns dos resultados alcançados no projeto de investigação em História da Cartografia Náutica, financiado pelo ERC
Fonte GJ Ciências ULisboa

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt