Café Ciências

Marcamos encontro para café e ciência?

pessoas numa exposição

A exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães” é o mote da iniciativa

DCI Ciências ULisboa

A iniciativa “Café Ciências” está de regresso, após uma pausa forçada devido à pandemia. As sessões terão lugar às quartas-feiras, pelas 17h30, na Galeria Ciências, promovendo olhares cruzados sobre a exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”.

cartaz do evento

Três anos depois de as sessões “Café Ciências” – e todas as atividades públicas no país – terem ficado em suspenso devido ao confinamento obrigatório em Portugal, é com muito gosto que anunciamos uma nova edição desta iniciativa, às quartas-feiras, na Galeria Ciências (Edifício C4), às 17h30. O mote? Estimular a conversa entre diferentes áreas científicas tomando como ponto de partida a atual exposição patente na Galeria Ciências, sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna. Esta conversa terá lugar ao longo de cinco sessões, entre março e maio de 2023, em que participam historiadores de ciência, matemáticos, geólogos e meteorologistas.

A primeira sessão tem lugar já a 22 de março: Henrique Leitão (CIUHCT) reflete sobre Fernão de Magalhães e a questão da longitude.

A 29 de março, Suzana Nápoles (CMAFcIO) transporta esta reflexão para a Matemática: que passos foram dados relativamente à travessia desta Porta do Pacífico após Fernão de Magalhães?

Após a pausa da Páscoa, a 26 de abril voltamos à História das Ciências para um olhar sobre o relato da viagem de Fernão de Magalhães, guiados por Joana Lima (CIUHCT).

E o que nos diz a Geologia sobre o Estreito de Magalhães? É sobre o que nos falará João Duarte (IDL), a 3 de maio.

Por último, a 10 de maio, Carlos da Câmara (IDL) traz-nos o olhar de um meteorologista sobre o Estreito de Magalhães.

A iniciativa “Café Ciências” teve início em 2015, tendo ao longo da sua história suscitado conversas sobre várias exposições relacionadas com o universo Ciências e dado origem a outros formatos, como “Livros, Imagens & Ideias”.

Marta Daniela Santos, Gabinete de Comunicação de Ciência, Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt