Porquês com Ciência

Como pensar a energia nos edifícios do futuro?

Marta Panão é protagonista do quarto vídeo “Porquês com Ciência”

Última Revisão —
Marta Panão no estudio FCCN

A pergunta deste quarto vídeo está diretamente relacionada com a licenciatura em Engenharia da Energia e Ambiente

DCI Ciências ULisboa

Marta Oliveira Panão, professora do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) e investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), respondeu à pergunta “Como pensar a energia nos edifícios do futuro?”, no canal YouTube da Faculdade, no âmbito da iniciativa “Porquês com Ciências”.

imagem com impressao digital e dados pessoais de Marta Panão

Marta Oliveira Panão é antiga aluna do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, tendo concluído nesta universidade a licenciatura em Engenharia Física Tecnológica; o mestrado e o doutoramento em Engenharia Mecânica.

A investigadora dá aulas na Ciências ULisboa desde 2013. Atualmente, é membro do executivo do DEGGE, coordenadora da licenciatura em Engenharia da Energia e Ambiente e cocoordenadora do mestrado em Engenharia da Energia e Ambiente. Eficiência Energética, Edifícios Sustentáveis e Transmissão de Calor e Massa são as principais disciplinas lecionadas por Marta Oliveira Panão.

A pergunta “Como pensar a energia nos edifícios do futuro?” do quarto vídeo do “Porquês com Ciência” está diretamente relacionada com a licenciatura em Engenharia da Energia e Ambiente e também com a palestra “Pensar a energia nos edifícios do futuro”.

“A Bolsa de Palestras é uma iniciativa interessante quando feita presencialmente. Os alunos interessam-se muito por aprender ciência e os professores nas escolas interessam-se por saber mais”, comenta Marta Oliveira Panão, acrescentando que esta palestra em concreto tem sido pouco solicitada pelas escolas e que as iniciativas em que esteve envolvida surgiram por contactos pessoais ou pedidos específicos dirigidos ao Departamento.

Questionada quanto à importância da divulgação científica junto dos alunos do ensino secundário, Marta Oliveira Panão refere que apesar dos programas das várias ciências estarem em constante atualização, o que na sua opinião é muito positivo, é possível apresentar algo de novo e tornar a ciência mais apelativa e próxima. Já no que diz respeito à divulgação de ciência nos media, considera que é importante ser esclarecedor, pelo que há que investir em linguagem simples e apelativa.

logotipo
Logotipo do projeto "Porquês com Ciência"
Fonte GICD Ciências ULisboa

Marta Oliveira Panão desenvolve investigação na área da Física de Edifícios; em modelação numérica do desempenho térmico de edifícios e modelação do consumo de energia no parque edificado; desenvolvimento de indicadores de desempenho aplicados à certificação energética; pobreza energética e edifícios de balanço energético nulo.

Juntamente com Carla Silva, Marta Oliveira Panão foi uma das organizadoras da 5.ª edição da Escola de Verão de Energia, uma iniciativa do DEGGE e do IDL, dirigida a jovens do ensino secundário, e que incluía aulas e experiências em laboratórios, durante uma semana. A última edição decorreu no verão de 2019.

Atualmente, os principais projetos de investigação em que participa são o SATO - Self assessment towards optimization of building energy e que foi alvo de notícia em 2020; e o SMILE - Sintra Motion & Innovation for Slow Emissions, que visa promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, mediante a criação de um laboratório vivo no Bairro da Tabaqueira, enquanto centro de teste para mitigação de emissões de carbono. No contexto deste projeto existe uma área de estudo - Energia e Edifícios – que conta com a colaboração de alunos do mestrado em Engenharia da Energia e Ambiente da Ciências ULisboa, uma componente prática das unidades curriculares Eficiência Energética e Edifícios Sustentáveis.

A Quântica Editora, através da chancela Engebook, apresentou o livro “Transmissão de Calor - Uma abordagem teórico-prática” da autoria de Marta Oliveira Panão e Miguel Oliveira Panão, na Ciências ULisboa em novembro de 2021. A obra destina-se sobretudo a estudantes que precisam dos conhecimentos de transmissão de calor na sua formação académica, mas também a todos os que pretendem recordar esses conhecimentos para os utilizar na sua vida profissional. O livro técnico está disponível na Biblioteca da Faculdade e na livraria booki, bem como nos principais pontos de venda de livros.

Marta Oliveira Panão integra a página de especialistas do press kit da Faculdade, nomeadamente na área de Eficiência Energética. Precisamente por ser especialista nesta temática, a revista trimestral Materiais de Construção da APCMC - Associação Materiais de Construção convidou-a a escrever um artigo técnico para o Dossier Eficiência Energética. “Classe energética da habitação: informação útil para o consumidor?” é o título do artigo publicado na revista n.º 201, julho/setembro 2022, páginas 62 e 63.

Recentemente também apresentou o projeto SMILE no 90 Segundos de Ciência transmitido na Antena 1, disponível no podcast da RTP e no site do programa de comunicação e divulgação de ciência.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt