Na edição de 2022 foram dez os vencedores da bolsa

Duas Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa atribuídas a estudantes Ciências ULisboa

fotografia dos dois premiados

Mariana Louro e Duarte Saraiva foram os dois vencedores da Ciências ULisboa

GICD Ciências ULisboa

Dois estudantes da Ciências ULisboa receberam, em 2022, Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa, atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.

O concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa procura incentivar a obtenção de novos conhecimentos para a resposta a fenómenos epidemiológicos e virológicos, incluindo pandémicos, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos.

De entre as dez bolsas de investigação atribuídas, duas foram entregues a estudantes da Faculdade - Mariana Louro, estudante do doutoramento em Bioquímica, e Duarte Saraiva, estudante do doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica.

No âmbito do seu trabalho de doutoramento, Mariana Louro quer perceber de que forma o vírus da COVID-19 impactou o nosso organismo. A aluna desenvolverá o seu doutoramento, intitulado “Unravelling differential imune responses to SARS-CoV-2 infection through metabolomics and proteomics”, com a orientação de Carlos Cordeiro e Marta Sousa Silva, professores do Departamento de Química e Bioquímica.

Prestes a iniciar o seu doutoramento, Duarte Saraiva vai trabalhar sobre o desenvolvimento de um software para diagnóstico e acompanhamento de doenças pulmonares infeciosas, utilizando métodos de inteligência artificial. O aluno irá contar com o apoio do Hospital Garcia de Horta, para fornecimento de dados e implementação da solução. Os orientadores do seu doutoramento são Hugo Ferreira, professor do Departamento de Física e Nuno Garcia, do Departamento de Informática.

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt