Porquês com Ciência

“A Bolsa de Palestras é um tipo de comunicação de ciência muito gratificante para ambos os lados”

Maria Manuel Torres dá voz ao quinto vídeo do projeto “Porquês com Ciência”

Maria Manuel Torres

Matemática e Sustentabilidade são os temas retratados neste vídeo

DCI Ciências ULisboa

Professora do Departamento de Matemática, Maria Manuel Torres iniciou funções na Ciências ULisboa em 1995, como assistente estagiária. É ela quem protagoniza o vídeo do projeto “Porquês com Ciência”, lançado no dia 15 de dezembro, sobre Matemática e Sustentabilidade.

infografia com dados pessoais

Professora na Faculdade no Departamento de Matemática, Maria Manuel Torres leciona atualmente seis disciplinas: Combinatória e Álgebra Linear Computacional, no mestrado em Matemática; Seminário de Matemática II, no mestrado em Ensino da Matemática; Introdução à Matemática Aplicada - módulo Criptografia, na licenciatura em Matemática Aplicada; Cálculo, na licenciatura em Engenharia Informática; e Matemática II, na licenciatura em Geologia.

A professora é também investigadora no Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações, no âmbito do qual irá desenvolver um projeto sobre hipergrupos, uma abordagem combinatória de um conceito algébrico com aplicações na Física.

Maria Manuel Torres licenciou-se em Matemática na Università degli Studi di Perugia, em Itália. Em 1993 voltou a Portugal e ingressou na Ciências ULisboa, onde tirou o mestrado e o doutoramento em Matemática, na área de Álgebra, Lógica e Fundamentos.

Do seu percurso académico destaca a “indescritível” experiência de passar seis anos da sua vida em Itália. Para além de todos os lugares históricos que visitou e tudo o que aprendeu na faculdade, Maria Manuel Torres diz ter criado grandes laços de amizade. Conta que hoje em dia visita frequentemente Itália durante as suas férias, e que “ir a Perugia é uma espécie de ‘regresso à terra’, é como ir visitar a família alargada”.

Saber falar italiano foi uma mais valia também do ponto de vista da investigação, conta, sendo que uma parte significativa do seu trabalho científico é feita em colaboração com colegas italianos, que foi conhecendo em diversos congressos.

Para além do trabalho de investigação e docência, destaca a organização de tertúlias de Matemática com alunos da Faculdade e das sessões inversas “Matemática: razão e emoção”, em conjunto com a professora Ana Rute Domingos, realizadas em março de 2022 e 2023 no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Matemática.

A participação na Feira da Matemática, no projeto Ciência nos Pátios da Escola, e no projeto Cientificamente Provável são alguns dos pontos altos que realça entre as actividades de extensão universitária que tem realizado. Paralelamente a estas iniciativas, a professora é frequentemente convidada a dirigir palestras em escolas básicas e secundárias, ao longo de todo o ano letivo. “A matemática da sustentabilidade” é uma dessas palestras, que integra a Bolsa de Palestras da Faculdade, e que serviu de mote ao vídeo recentemente publicado.

“Como é que o conhecimento matemático nos pode ajudar a tomar decisões mais sustentáveis?” é a pergunta que propõe Maria Manuel Torres para este vídeo, no qual chama a atenção para a importância da Matemática no estudo dos tópicos relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Para Maria Manuel Torres, a bolsa de palestras “é um importante elo de ligação entre a universidade e o público escolar” pois “permite aos jovens um contacto mais próximo com temas atuais e incentiva os jovens para a ciência”. Constitui igualmente um meio muito útil para divulgação do trabalho dos próprios investigadores e professores, pelo que “é um tipo de comunicação de ciência muito gratificante para os ambos os lados”, diz.

A professora acrescenta que a divulgação de ciência é também importante junto dos media, já que é “fundamental que a sociedade em geral aceda às importantes conquistas e resultados científicos”. Num estado democrático, “a informação é fundamental para uma sociedade mais ativa e com mais consciência cívica”, defende.

Marta Tavares, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt