Ciclo de conferências "Conversas à 6.ª"

Os Impactos Territoriais das Autoestradas em Portugal

Sala de Conferências, Reitoria da ULisboa
Banner do evento, incluindo titulo/dia/hora/local e fotografia de uma autoestrada

redeMOV da ULisboa, no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”, organiza a conferência “Os Impactos Territoriais das Autoestradas em Portugal”.

Em 1986, no ano de adesão à então CEE, Portugal tinha uma das mais baixas dotações de autoestradas entre os países europeus. Desde então a rede cresceu rapidamente - a uma taxa média anual de 9% entre 1986 e 1990, 17% entre 1990 e 2000, e 5% entre 2000 e 2010 -, tendo o país atualmente a quinta maior densidade de autoestradas per capita da UE27 e a segunda maior densidade entre os países da UE15. Mas quais foram os impactos no território deste investimento?

A conversa irá apresentar os principais resultados do projeto TiTuSS, desenvolvido em parceira com o Instituto Superior Técnico (IST), que estudou os impactos socioeconómicos e territoriais da expansão da rede de autoestradas em Portugal desde 1981.

Esta Conferência contará com Patrícia Melo, Doutorada e Mestre em Economia Regional e Transportes pelo Imperial College London, Professora Associada no Departamento de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa e investigadora na Unidade de Estudos sobre Complexidade e Economia (UECE).

Inscrições

17h00