Comunicado

Instalação de sensores de mobilidade na Ciências ULisboa

rua interior à Alameda da Universidade, na Faculdade de Ciências

No âmbito deste estudo serão instalados mais dois sensores, em entradas do campus da Faculdade

JS e AL

Na passada quarta-feira, 16 de novembro, foi instalado no campus da Ciências ULisboa um sensor de tubo, que permite detetar a passagem de bicicletas e trotinetes. Esta instalação insere-se na atividade do projeto europeu Tr @ nsnet – Um modelo de Living Lab Universitário para a Transição Ecológica, que tem como objetivo monitorizar a utilização de meios de transporte suaves no acesso à Faculdade. O equipamento foi instalado na entrada da rua de acesso ao edifício C7 (rua interior à Alameda da Universidade).

No âmbito deste estudo serão instalados mais dois sensores, em entradas do campus da Faculdade. O conjunto dos dados recolhidos neste estudo permitirá diagnosticar a utilização de bicicletas e trotinetas, por parte da comunidade. Os resultados obtidos podem ser acompanhados no site https://transnet.rd.ciencias.ulisboa.pt.

Na primeira fase deste estudo foi feita uma análise preliminar da utilização de modos suaves na Faculdade, através da contagem presencial de bicicletas e trotinetas, utilizando contadores manuais. Este trabalho permitiu identificar a intensidade de circulação de modos suaves de transporte e localizar as principais vias de entrada destes veículos, informações que serviram de base para preparar a segunda fase do estudo, com a instalação dos sensores.

Esta segunda fase deve prolongar-se até ao final de março de 2023, e que deverá permitir um retrato mais completo da utilização de meios de transporte suave na Ciências ULisboa. O conhecimento desta realidade servirá de base para planear medidas de promoção da utilização de modos de mobilidade suave na comunidade da Ciências ULisboa.

José Silva, investigador do IDL Ciências ULisboa e Afonso Lamy, bolseiro Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt