GrowLIFE: por um sistema alimentar mais sustentável

Campo com árvores de fruto e hortícolas

O projeto de agricultura biológica Biogoods, em Cinfães, é um dos parceiros do projeto

Cândida Ramos

As cientistas Sara Magalhães e Leonor Rodrigues identificam os três principais resultados a alcançar com este projeto:

  1. Informar os produtores agrícolas portugueses das práticas agrícolas sustentáveis existentes e auxiliá-los na mudança das suas práticas.
  2. Trabalhar com os municípios para que possam implementar, ao nível local, políticas que apoiem a criação e manutenção de iniciativas/práticas sustentáveis, em particular que fortaleçam circuitos curtos de distribuição.
  3. Informar os consumidores sobre a importância e as vantagens de um consumo sustentável, de forma a garantir uma mudança de comportamento.

O projeto GrowLIFE - coordenado pela Ciências ULisboa, FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e o Turismo de Portugal e financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) no valor de €1.452.673,00 - arranca em junho de 2023 e tem uma duração de cinco anos, anunciou a Faculdade em comunicado de imprensa esta terça-feira.

O resultado da candidatura coordenada pela Caravana AgroEcológica foi conhecido em abril deste ano e o contrato foi assinado este mês. O projeto realiza-se em Portugal continental, partindo de quatro municípios de referência - São Pedro do Sul, Mértola, Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão – e 12 municípios onde se localizam as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal - Viana do Castelo, Porto, Lamego, Coimbra, Óbidos, Portalegre, Cascais, Lisboa, Setúbal, Portimão, Faro e Vila Real de Santo António.

O GrowLIFE visa promover um sistema alimentar mais sustentável a nível social, económico e ambiental, promovendo uma mudança sistemática de comportamento em produtores, consumidores e decisores políticos.

Cerca de 15 produções com práticas sustentáveis, como é o caso do projeto de agricultura biológica Biogoods, em Cinfães, são parceiros do projeto. A equipa da Caravana AgroEcológica já reuniu em alguns pontos do país com atores do sistema alimentar - nomeadamente com produtores do concelho de Mértola e concelhos limítrofes, membros de associações locais e da autarquia - para uma identificação preliminar de iniciativas agroecológicas relevantes localmente; e tem organizado várias iniciativas com o propósito de dar a conhecer práticas agroecológicas e os seus produtos, como foi o caso do Dia Aberto dos Produtores ocorrido no Mercado de Santa Clara, em Lisboa.

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt