Opinião

Levar a permacultura para casa

HortaFCUL no CCB

Esquema do vaso

Esquema do vaso

HortaFCUL
O “momento das minhocas” em que alguns guardiões da horta captaram com sucesso a atenção do público mais pequeno ao trazerem o modelo in vivo de como vermicompostores podem ser tão úteis e que muitos seres de pequenas dimensões são importantes
O “momento das minhocas” em que alguns guardiões da horta captaram com sucesso a atenção do público mais pequeno ao trazerem o modelo in vivo de como vermicompostores podem ser tão úteis e que muitos seres de pequenas dimensões são importantes
Imagem cedida pela HortaFCUL

Entre 5 de outubro de 2019 e 16 de fevereiro de 2020 decorreu a exposição: “Agricultura e Arquitetura: Do Lado do Campo” no Centro Cultural de Belém (CCB), que pretendeu mostrar a relação entre a agricultura e a arquitetura e como estas duas disciplinas evoluíram em conjunto até meados da Revolução Industrial.

Com intuito de recuperar essa proximidade são dadas a conhecer ao público soluções com base em princípios da agroecologia e da permacultura. Como grupo que estuda e pratica estas disciplinas emergentes, a HortaFCUL defende que estas são capazes de alterar o rumo insustentável das cidades e identifica-se com a mensagem que a exposição pretendeu transmitir.

Neste seguimento, um grupo de guardiões da HortaFCUL realizou várias oficinas intituladas “Permacultura de Levar para Casa”. Através da construção de um vaso com materiais reutilizados, o objetivo passou por sensibilizar os mais novos para a importância das práticas agrícolas sustentáveis e mostrar que a horta tem mais biodiversidade do que apenas a componente vegetal; que é um ambiente complexo, com um conjunto de componentes (físicas, químicas e biológicas) que compõem um ecossistema.

Durante a exibição da exposição, realizaram-se 24 oficinas, abrangendo um total de 500 alunos de diversas idades, desde a pré-primária ao 9º ano de escolaridade (dos 4 aos 14 anos).

A implementação destas iniciativas, que atingem um público jovem e pronto a aprender, é essencial para a introdução e desenvolvimento de conceitos como a biodiversidade e a sua conservação e também para a apresentação de soluções práticas e sustentáveis, que conseguem fazer-se por todos, como a realização de hortas urbanas, a compostagem ou o simples reciclar de uma garrafa de plástico para criar um vaso.

Este contacto inicial (no caso do público mais jovem) até à consolidação de conceitos (no caso do público adolescente) é importante para o desenvolvimento da consciencialização ambiental de cada um, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente e para um futuro mais sustentável.

Estava prevista uma sessão para a terceira idade que infelizmente acabou por não se realizar, mas é de salientar que na visão da HortaFCUL a educação é para públicos de qualquer idade.

Em paralelo realizaram-se oficinas abertas que complementaram esta formação, abrindo as portas da sustentabilidade ao público geral. Nestas compareceram maioritariamente pais e filhos e construíram-se vasos sustentáveis não só com as crianças mas também com as suas famílias, reforçando não só a consciencialização ambiental mas também a relação entre os membros das famílias num momento de cocriação e partilha.

A equipa considera-se, assim, grata ao CCB e à Garagem Sul pelo convite e consequente confiança no trabalho desenvolvido e, principalmente, pela oportunidade de contacto com a mais importante “semente” de esperança que existe, as crianças.

António Alexandre, Catarina Alonso, Rebeca Mateus, Renata Reynaud, guardiões da HortaFCUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt