Opinião

O novo mestrado em Geologia

Pedreira

DG Ciências ULisboa

Leia a entrevista com os coordenadores do novo mestrado em Geologia - Rui TabordaRaul JorgeMaria do Rosário Carvalho. "As alterações propostas no novo ciclo de estudos, que acrescentam componentes de formação nas áreas da Sustentabilidade e Competências Digitais, sem colocar em causa uma sólida formação nas áreas fundamentais da Geologia que caracterizavam os ciclos de estudos precedentes, permitem prever uma melhoria considerável na inserção dos mestres em Geologia no mercado de trabalho", alertam os professores.

O novo ciclo de estudos incorpora soluções curriculares competitivas, simultaneamente coerentes e flexíveis, que configuram percursos de ensino e de aprendizagem equilibrados, conjugando:

1. Componentes nucleares transversais que complementam o 1º ciclo de estudos e conferem a formação base que habilita ao exercício da profissão de geólogo em contextos abrangentes e competitivos de mercado de trabalho;
  2. Abordagens avançadas específicas que diferenciam opções especializadas e projetam potenciais vocações científicas e profissionais;
  3. Análises que valorizam perspetivas e/ou metodologias inovadoras em diferentes domínios da Geologia e/ou interfaces multidisciplinares, abrindo novas fronteiras do conhecimento.

O mestrado em Geologia tem como objetivo formar profissionais com uma formação sólida em áreas chave das Ciências da Terra e que possam responder aos desafios da sociedade do século XXI.

saída de campos da geologia
O mestrado em Geologia tem como objetivo formar profissionais que possam responder aos desafios da sociedade do século XXI.
Fonte DG Ciências ULisboa

A nova estrutura curricular realça a relevância social e económica das Ciências da Terra na sociedade, em particular na resolução de problemas relacionados com a gestão ambiental, riscos naturais, mitigação das consequências das alterações globais e exploração sustentada de recursos geológicos e hídricos.

O ciclo de estudos promove a integração das metodologias de observação, medição, registo e interpretação, consolidadas em Geologia, com abordagens experimentais e de modelação numérica e análoga, muitas vezes desenvolvidas em domínios científicos de fronteira. O plano curricular beneficia ainda dos avanços recentes em vários ramos do conhecimento geológico que têm aprofundado significativamente o entendimento sobre os sistemas terrestres, a sua dinâmica e as relações causa efeito associadas aos processos geológicos.

A formação oferecida, que combina competências no domínio de conhecimentos científicos fundamentais com competências técnicas e tecnológicas avançadas, facilita a adaptação dos profissionais aos atuais desafios colocados pelo mercado de trabalho.

Departamento de Geologia Ciências ULisboa