Apresentação e contratualização de 11 projetos de I&D durante a Feira Nacional da Agricultura 2022

Cristina Branquinho coordena AdaptForGrazing

conjunto de pessoas no palco

AdaptForGrazing foi um dos projetos contratualizados durante a cerimónia

Helena Serrano

Numa cerimónia realizada durante a Feira Nacional da Agricultura (FNA) 2022, em Santarém, foi apresentado e contratualizado o projeto AdaptForGrazing, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da iniciativa “Adaptação às Alterações Climáticas”. O projeto é coordenado por Cristina Branquinho, professora do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) e deverá arrancar no próximo mês de julho.

O AdaptForGrazing tem como objetivo adaptar a gestão da vegetação para melhorar a resiliência dos agrossistemas às alterações climáticas, recorrendo ao pastoreio extensivo de raças autóctones e ao aproveitamento agrícola, através da promoção de múltiplos bens e serviços dos ecossistemas e da redução da sua vulnerabilidade, em pastagens e em redor de aglomerados urbanos de baixa densidade. O investimento aprovado para a execução deste projeto é 825 130,85€.

Neste projeto coordenado pela Ciências ULisboa participam ainda outras 29 entidades: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade de Évora, Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural do Concelho de Mértola, Confederação dos Agricultores de Portugal, Liga para a Proteção da Natureza, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, várias sociedades agrícolas e pequenas e médias empresas. Cristina Branquinho é a coordenadora deste projeto, que deverá começar no próximo mês de julho e terminar em setembro de 2025. Para Cristina Branquinho, “um dos aspetos inovadores deste projeto é a possibilidade de testar as medidas de adaptação ao longo de um gradiente climático e por isso testar a sua adequação para vários cenários climáticos futuros”. Para implementar os testes a equipa conta com a ajuda de cerca de 21 agricultores de norte a sul do país.

A equipa da Ciências ULisboa a trabalhar neste projeto é constituída pelas investigadoras do cE3c Cristina Branquinho, Alice Nunes, Maria Alexandra OliveiraHelena Serrano e Margarida Santos Reis, também subdiretora da Faculdade .

A par do AdaptForGrazing foram apresentados e contratualizados outros dez projetos de investigação científica e desenvolvimento, cinco na área de “Mitigação das Alterações Climáticas” e outros cinco na “Adaptação às Alterações Climáticas”, igualmente inscritos no PRR, nomeadamente na agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria.

Os seis projetos que integram a temática da “Adaptação às Alterações Climáticas” visam a promoção de um sector agrícola mais resiliente, dando resposta aos atuais impactos das alterações climáticas e aos que são esperados no futuro, e são coordenados pelo Instituto Politécnico de Santarém, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, Centro de Competências para o Tomate Indústria, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e Ciências ULisboa.

Os cinco projetos inseridos na temática da “Mitigação das Alterações Climáticas” têm como objetivo promover a redução das emissões de gases de efeito de estufa no sector agrícola, assim como potenciar o aumento do sequestro de carbono no solo, e são supervisionados pela Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Instituto Superior de Agronomia da ULisboa, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária,  Instituto Politécnico de Coimbra e Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.

representantes da Ciências ULisboa
Margarida Santos Reis, Luis Carriço, Cristina Branquinho, Helena Serrano e Maria Alexandra Oliveira na cerimónia de contratualização do projeto
Fonte HS

A cerimónia de apresentação e contratualização dos projetos I&D foi promovida pelo Ministério da Agricultura e da Alimentação e contou com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes; da ministra da Ciência e Tecnologia, Elvira Fortunato; do secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho e da secretária de Estado do Comércio e Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques. Em representação da Ciências ULisboa, estiveram presentes Luis Carriço, diretor da Faculdade, Margarida Santos Reis, Cristina Branquinho, Helena Serrano e Maria Alexandra Oliveira.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt