Prémio para Melhor Químico Orgânico Jovem 2021

Professor da Ciências ULisboa e investigador do Centro de Química Estrutural agraciado pela Sociedade Portuguesa de Química

O cientista que no início do ano também foi agraciado com o Prémio Thieme Chemistry Journals menciona que a distinção da SPQ “é também uma motivação para continuar a promover a investigação e o ensino da Química Orgânica em Portugal”

DQB/CQE Ciências ULisboa

O Prémio para Melhor Químico Orgânico Jovem destina-se a investigadores doutorados com menos de 40 anos, e é atribuído tendo por base a qualidade e o impacto de investigação na área da Química Orgânica realizada em instituições nacionais.
A primeira edição do galardão ocorreu em 2012/2013. Ao todo já foram atribuídos cinco prémios. As edições de 2013, 2015 e 2018 premiaram cientistas da Faculdade de Farmácia da ULisboa, respetivamente Pedro Góis, Maria Manuel Santos e Alexandre Trindade. Nuno Moura da Universidade de Aveiro foi agraciado em 2019.

Jaime A. S. Coelho, professor convidado do Departamento de Química e Bioquímica e investigador do polo desta faculdade do Centro de Química Estrutural, foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) com o Prémio para Melhor Químico Orgânico Jovem 2021.

O galardão foi atribuído pela Divisão de Química Orgânica (DQO) da SPQ, durante o 14.º Encontro Nacional de Química Orgânica, no passado dia 22 de abril. Segundo o júri desta edição, presidido por Paula Branco, presidente da DQO da SPQ e composto por entidades nacionais, internacionais de mérito científico, assim como membros do comité científico do encontro, “Jaime A. S. Coelho é um jovem químico muito promissor, com sucesso em projetos de investigação independentes e internacionalmente competitivos em vários campos distintos”.

Para Jaime A. S. Coelho, “este prémio vem reconhecer o trabalho de investigação desenvolvido em Portugal nos últimos anos em colaboração com vários investigadores de instituições nacionais e internacionais”. O cientista que no início do ano também foi agraciado com o Prémio Thieme Chemistry Journals menciona ainda que a distinção da SPQ “é também uma motivação para continuar a promover a investigação e o ensino da Química Orgânica em Portugal”.

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Prémio Thieme Chemistry Journals