Investigadores do CESAM Ciências ULisboa e da AMU publicam na Animal Behavior

Impacto da urbanização em musaranhos: uma cidade cheia de personalidades

Musaranho

O musaranho-de-dentes-brancos está em expansão na Europa e foi identificado como tendo um carácter invasor em algumas ilhas, nomeadamente na Irlanda

Ana Cerveira

O musaranho-de-dentes-brancos (Crocidura russula) está em expansão na Europa e foi identificado como tendo um carácter invasor em algumas ilhas, nomeadamente na Irlanda.  

Segundo comunicado de imprensa pulicado esta segunda-feira no EurekAlert!, a descoberta é feita por um grupo de investigadores do CESAM Ciências ULisboa e do Institute of Environmental Biology da Adam Mickiewicz University (AMU), na Polónia, que assinala ainda que os indivíduos de populações urbanas de musaranhos diferem mais em seu comportamento, uns dos outros, do que os indivíduos de populações rurais.

Para a equipa de investigadores é fundamental entender como esta espécie se adapta rapidamente a novos ambientes – por exemplo, às áreas urbanas – para melhor prever o seu ritmo de expansão.

Um estudo anterior confirmou o que já se sabia para outras espécies: os musaranhos da cidade costumam ser mais ousados ​​e ativos do que os musaranhos do campo.

Sophie von Merten, Flávio G. Oliveira, Joaquim T. Tapisso, Anna Pustelnik, Maria da Luz Mathias e Leszek Rychlik assinam o artigo “Urban populations of shrews show larger behavioural differences among individuals than rural populations”, disponível online na Science Direct, e que será publicado em maio na revista Animal Behavior.

“Enquanto os membros das populações do campo parecem ser bastante semelhantes entre si, as cidades parecem criar personalidades distintas, todas diferentes umas das outras. Possivelmente, personalidades tão diversas da cidade são causadas pela alta heterogeneidade espacial e temporal nos ambientes urbanos”, diz Sophie von Merten, primeira autora do artigo e investigadora do CESAM Ciências ULisboa.

Os musaranhos urbanos estudados provinham de locais com características diferentes: desde pequenas manchas de vegetação no movimentado campus universitário; de arbustos em parques urbanos frequentados por humanos e seus cães; de áreas verdes abandonadas próximas a uma estrada barulhenta da cidade, onde os níveis de ruído são altos, mas a perturbação direta por humanos é quase inexistente. Em contraste, todos os locais rurais apresentavam baixos níveis de poluição sonora ou luminosa e raras perturbações diretas causadas por seres humanos.

Os resultados foram encontrados em duas espécies diferentes de musaranhos: um deles, o chamado musaranho comum (Sorex araneus), mais adaptado aos climas frios e estudado na Polónia; o outro, o musaranho-de-dentes-brancos, mais adaptado aos climas quentes e estudado em Portugal.

musaranho
Musaranho comum
Fonte Richard Kraft

Musaranho
Musaranho-de-dentes-brancos
Fonte Ana Cerveira

“O facto de resultados semelhantes terem sido encontrados em duas espécies tão diferentes entre si sugere um padrão geral”, diz Leszek Rychlik, professor da AMU e coordenador do estudo, acrescentando ainda que como as cidades estão a crescer continuamente em todo o mundo, estudos como este são importantes para melhor entender as consequências da urbanização sobre os animais selvagens. “Em última análise, isso pode ajudar a proteger a biodiversidade”, conclui.

CESAM com GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt