PT-OPENSCREEN lidera participação portuguesa no consórcio europeu dedicado à Química biológica e descoberta inicial de fármacos

Portugal integra EU-OPENSCREEN

Investigadores do CQE e BioISI, parceiros da infraestrutura nacional, podem aceder a tecnologias e serviços de excelência nesta área

Tubos de ensaio

Com a adesão de Portugal ao consórcio esperam-se mais oportunidades para as Ciências da Vida

Storyblocks

Portugal tornou-se o mais recente membro do EU-OPENSCREEN, um consórcio europeu de infraestruturas de investigação para a Química biológica e descoberta inicial de fármacos.

Sala com pessoas
Assembleia Geral dos nós da rede PT-OPENSCREEN
Fonte PT-OPENSCREEN

A participação portuguesa no EU-OPENSCREEN está integrada no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação, através do PT-OPENSCREEN, a infraestrutura portuguesa de plataformas de triagem em Biologia química, coordenada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e que junta 20 parceiros, destaque para o Centro de Química Estrutural (CQE) e para o Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), membro fundador do PT-OPENSCREEN, representado pelo investigador, Hugo Botelho, gestor da unidade de High-Throughput Screening (HTS), localizado no polo da Ciências ULisboa do BioISI.

O EU-OPENSCREEN, sediado em Berlim, faz parte do European Strategy Forum on Research Infrastructures (ESFRI) desde 2008. Portugal é o 9.º membro desde consórcio, juntando-se à Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Letónia, Noruega, Polónia e República Checa. Este consórcio pretende ser o primeiro recurso para cientistas académicos das Ciências da Vida interessados em desenvolver moléculas que contribuam para o melhoramento da saúde humana e qualidade de vida. A infraestrutura suporta a descoberta de compostos com aplicações biológicas e farmacêuticas através da disponibilização de livre acesso a tecnologias (plataformas de rastreamento), recursos (grandes bibliotecas de compostos) e competências (no desenho de ensaios, Química medicinal e outas).

Segundo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia “a adesão de Portugal a esta infraestrutura europeia vai impulsionar a colaboração com centros de química e de screening de compostos de topo na Europa, assim como facilitar o acesso transnacional a tecnologias e serviços de excelência nesta área”.

A equipa do BioISI Ciências ULisboa realça ainda no seu site que esta adesão é uma oportunidade para que a comunidade científica tenha acesso a melhores oportunidades para o rastreamento de compostos em larga escala, acesso transnacional facilitado a tecnologias, serviços e centros de rastreamento molecular, entre outros.

logotipo