Opinião

Das infraestruturas de informação geográfica ao novo paradigma das “infraestruturas de conhecimento”

várias imagens de engenheiros ao computador e no terreno

O conceito de IIG está atualmente a sofrer uma mudança de paradigma para o conceito de “infraestruturas de conhecimento”

Directions Magazine
Ana Cristina Navarro Ferreira
Ana Cristina Navarro Ferreira
Imagem cedida pela autora

As infraestruturas de dados espaciais (ou infraestruturas de informação geográfica, IIG), como meio de centralização do conhecimento sobre a localização, são de extrema utilidade para a gestão do território e para o desenvolvimento económico. O acesso simples e imediato a informação, de natureza espacial, proveniente de diferentes fontes, de uma forma interoperável e para diversas finalidades, torna-se ainda mais premente perante um desastre natural, tendo sido esse um fator determinante na génese da IIG na Europa (Fonte: INSPIRE).

O geoportal INSPIRE, cuja criação foi estabelecida por uma diretiva comunitária em 2007, fornece aos utilizadores de todos os Estados-Membros serviços de informação geográfica de modo integrado, através da internet, com base numa rede distribuída de bases de dados, interligadas de acordo com normas e protocolos comuns por forma a assegurar a sua compatibilidade. Embora esta iniciativa tenha tido por base a disponibilização de informação para apoio a políticas e atividades com impacto no ambiente, rapidamente evoluiu no sentido de se tornar numa iniciativa de natureza transetorial, agregando informação relativa a outras temáticas.

Em Portugal, a publicação desta diretiva veio impulsionar o aperfeiçoamento da IIG de âmbito nacional existente, o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), criada há mais de 30 anos, tendo sido a primeira infraestrutura desenvolvida na Europa e a primeira a ser disponibilizada na internet em 1995. O conceito de IIG, considerado no passado recente como uma forma útil de organizar informação de apoio a diversas atividades, está atualmente a sofrer uma mudança de paradigma, para o conceito de “infraestruturas de conhecimento”, as quais podem ser utilizadas para a integração, análise, modelação, agregação e disseminação de dados, bem como para a organização e partilha de dados por vários setores/organizações.

Muitos fenómenos, sejam estes naturais ou provocados pelo homem, não respeitam fronteiras administrativas, pelo que implicam frequentemente uma resposta atempada por parte de múltiplas entidades existentes numa vasta área geográfica (abrangendo por vezes até mais do que um país). Nestas situações, a existência de uma infraestrutura de informação geográfica é crítica, sendo esta extremamente valorizada quer por entidades do setor público quer do privado.

logotipo
Logotipo das comemorações

Ana Cristina Navarro Ferreira, professora DEGGE Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt