Opinião

Deteção Remota – De olhos postos na Terra

A missão Sentinel marca uma nova era na observação da Terra com o Copernicus

A missão Sentinel marca uma nova era na observação da Terra com o Copernicus

ESA
Ana Cristina Navarro Ferreira
Ana Cristina Navarro Ferreira
Imagem cedida pela autora

A deteção remota, como ciência que permite a aquisição de imagens de um objeto sem estar em contacto direto com ele, veio revolucionar a forma de observação da Terra. Desde as câmaras acopladas a aviões e, mais recentemente, a veículos aéreos não tripulados (drones), aos mais variados sensores a bordo dos diversos satélites que orbitam a Terra, estes equipamentos têm permitido a aquisição sistemática de grandes volumes de imagens da superfície terrestre, possibilitando a sua monitorização a um nível global, regional e local de modo a uma gestão mais sustentável.

A Agência Espacial Europeia (ESA) tem vindo a desenvolver, no âmbito do programa de observação da Terra da União Europeia (Copernicus), missões dedicadas de satélites designadas por Sentinel. A imagem acima representa a missão Sentinel, com a sua “família” de seis missões distintas e marca uma nova era na observação da Terra, com a disponibilização de dados para o programa de monitorização ambiental europeu.

Estas missões transportam a bordo uma gama variada de tecnologia, incluindo radares de abertura sintética e sensores multiespectrais, para a monitorização da terra, do mar e da atmosfera.

Sentinel-2B
Imagem de um dos satélites da constelação gémea Sentinel-2 lançados a partir de Kourou, na Guiana Francesa, em 23 de junho de 2015 (Sentinel-2A) e em 7 de março de 2017 (Sentinel-2B)
Fonte ESA

Os dados são fornecidos quase em tempo real, de forma gratuita e aberta, a uma escala global, sendo que, de acordo com o último relatório anual (2019) de acesso aos dados Copernicus/Sentinel, os utilizadores efetuaram, desde o início de funcionamento do sistema, o descarregamento de um total de 254 milhões de produtos, correspondendo a um volume diário médio de 214 TiB e perfazendo um volume total de dados de cerca de 158.4 PiB.

Estas imagens constituem uma mais-valia nas mais diversas áreas de aplicação, desde a monitorização marinha e terrestre, à gestão da emergência.

Nas suas competências, o engenheiro geógrafo/geoespacial tem vindo a utilizar estes dados para a produção de cartografia de cobertura/uso do solo, essencial para o acompanhamento da expansão urbana e para a gestão de recursos naturais, e de cartografia de apoio à resposta a desastres naturais, tais como inundações, sismos, fogos, e deslizamentos de terras.

logotipo
Logotipo das comemorações

Ana Cristina Navarro Ferreira, professora DEGGE Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt