Data Science Seminars

Valor em Saúde: a importância dos dados

Transmissão através de Videoconferência

Por Ana Londral (Value for Health CoLAB).

A Saúde Baseada em Valor (Value-based healthcare) é um movimento global que se resume na necessidade de medir resultados e custos de tratamentos em cada doente/cidadão, bem como o seu impacto social e populacional, apresentando-se como um caminho necessário para uma maior qualidade e sustentabilidade dos sistemas de saúde.

A transformação digital é essencial na recolha e análise de dados que permitem medir o valor em saúde. O laboratório colaborativo Value for Health CoLAB está a desenvolver vários projetos de recolha e análise de dados em saúde, com equipas clínicas ou com empresas no mercado da saúde, que pretendem medir o valor das suas intervenções ou inovações.

Neste seminário serão apresentados alguns projetos desenvolvidos no Value for Health CoLAB.

Bio: Ana Londral é diretora do Laboratório Colaborativo Value for Health CoLAB. Tem 20 anos de experiência a trabalhar em estreita colaboração com universidades, associações de doentes e empresas para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias que contribuem apoiar a qualidade de vida e impulsionar a transformação digital na Saúde. Participou em diversos projetos de I&D nacionais e internacionais com equipas multidisciplinares. Nas suas atividades, dá prioridade a relações colaborativas e interdisciplinares, com foco em ferramentas e métodos de aplicação em contextos reais da Saúde, com o envolvimento das equipas clínicas, doentes e cidadãos em geral.

Em atividades académicas, lecionou Tecnologias de Apoio, Aprendizagem Automática, Programação e Telemedicina, em cursos de engenharia e de ciências biomédicas.


Transmissão em direto via Zoom.

14h30
Departamento de Informática | Ciências ULisboa