Seminário

Habitar o vago

Regenerar um vazio urbano entre Ajuda e Alcântara: reflexões e propostas

Evento online

A Associação Eco bairros de Futuro, que tem como objetivo a conceção e construção de eco bairros em meio urbano, criando um novo padrão de sustentabilidade, habitabilidade e acessibilidade, promove um conjunto de conversas online sobre um vazio urbano localizado nas freguesias da Ajuda e Alcântara.

O espaço em causa confina com a Tapada da Ajuda, o Bairro do Casalinho da Ajuda e a Escola Francisco Arruda e integra os “Fornos d’El-Rei”.

Um território, antigamente ocupado por pedreiras de calcário e fornos de cal, abandonado, devoluto, entregue à degradação, um território constituído por espaços esquecidos, fragmentados, obsoletos e sem uso, mas também portadores de memória, espaços de oportunidade e dinâmica urbanística.

O PDM cartografa neste território três usos do solo: (i) Espaços Verdes de Proteção e Conservação em Espaços Consolidados, (ii) Espaços Centrais e Residenciais, e (iii) Espaços de Uso Especial de Equipamentos em Espaços a Consolidar, sendo assim um lugar de possibilidades futuras para a vivência urbana.

Pretende-se produzir alguma reflexão em torno dos Fornos d’ El Rei, um terreno vago que se apresenta como uma oportunidade para a reestruturação da cidade, com o sentido de o enquadrar na cidade e de estabelecer relações com os bairros e a sociedade que o envolve, o que suscita um conjunto de questões:

  • Como conceber a construção de um eco bairro que respeite o habitat natural e o património industrial existentes?
  • Como cerzir a nova malha urbana com os tecidos existentes?
  • Que políticas públicas poderão favorecer a regeneração de terrenos urbanos e a implantação de projetos de construção ambiental e socialmente sustentáveis, que envolvam a participação dos seus proponentes em diálogo com a comunidade local?
  • Que fazer para montar o processo do eco bairro como espaço de partilha e de criação participada?

Para esse efeito serão organizados três webinars (via teleconferência), divididos pelos temas de (1) Políticas Públicas para a criação de um eco bairro, (2) Fornos d’ El Rei - Ausência mas também promessa do urbano, e (3) Governança e Políticas Participativas.

A iniciativa conta com a participação de Gil Penha-Lopes (Ciências ULisboa).

Programa do evento