Fluviário de Mora apresenta painéis interativos sobre sons de peixes

Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora possui galerias expositivas onde pode conhecer mais sobre a vida aquática dulciaquícola de Portugal, da Península Ibérica e das regiões tropicais da América do Sul e de África

FM

O Fluviário de Mora voltou a abrir as portas a 6 de abril, depois de sucessivas semanas encerrado devido à situação pandémica, e a sua exposição permanente inclui “Sons dos Peixes” produzida no âmbito do projeto de investigação “Deteção de Peixes Invasores em Ecossistemas Dulciaquícolas através de Acústica Passiva - Sonicinvaders”, liderado pelo polo da Faculdade do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Painel inicial com dispositivo interativo com imagens de peixes que poderá ativar para ouvir os sons dos diferentes peixes que existem no Fluviário
Painel inicial com dispositivo interativo com imagens de peixes que poderá ativar para ouvir os
sons dos diferentes peixes que existem no Fluviário
Fonte FM

“Sons dos Peixes” visa detetar peixes exóticos através dos seus sons, incidindo principalmente no troço principal do rio Tejo e na deteção do peixe-gato-europeu, também conhecido por siluro.

A mostra integra ainda um painel sobre outros sons que podem ser escutados debaixo de água, como os sons de barcos a passar, dos insetos aquáticos ou de cascatas de água. Através do uso de dispositivos interativos, o visitante poderá interagir entre as imagens e os sons (colunas ou auscultadores), facilitando a descoberta dos sons presentes no mundo aquático.

Esta nova parte da exposição tem como principal objetivo mostrar aos visitantes do Fluviário os diferentes sons que os peixes podem produzir e que é possível distingui-los entre si.

Sonicinvaders é financiado pela FCT e tem como parceiros, além do Fluviário, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada e a Universidade de Évora.

O Fluviário de Mora possui galerias expositivas onde pode conhecer mais sobre a vida aquática dulciaquícola de Portugal, da Península Ibérica e das regiões tropicais da América do Sul e de África.

ACI Ciências ULisboa com Câmara Municipal de Mora
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt