Webinar

Euclid: Mapping the Sky Between Italy and Portugal

Evento online
Projeto Euclid

A iniciativa visa apresentar o trabalho científico conjunto entre Itália e Portugal para a missão espacial Euclid, um projeto aprovado em 2011 pela Agência Espacial Europeia (ESA), em cooperação, para a parte científica, com um consórcio de laboratórios em 14 países europeus, incluindo Itália e Portugal.

O evento será apresentado por Carlo Formosa, Embaixador de Itália em Lisboa, por Luca Valenziano, responsável pela colaboração internacional e multilateral do Instituto Nacional de Astrofísica italiano e por José Afonso, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e investigador de Ciências ULisboa . Seguir-se-ão intervenções de Roberto Scaramella, Astrónomo Senior do Instituto Nacional de Astrofísica, Observatório Astronómico de Roma, e Ismael Tereno, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e de Ciências ULisboa.

O webinar, moderado pela jornalista científica Teresa Firmino, será realizado em inglês, transmitido via Zoom e em direto na página do Facebook da Embaixada de Itália em Lisboa.

18h30
Embaixada de Itália em Lisboa / Instituto Nacional de Astrofísica italiano (INAF) / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)