Formação de Comunicação em Ciência(s)

Um cientista e um jornalista entram num bar... boas práticas de diálogo entre investigadores e média

Evento online
Imagem ilustrativa da ação de formação

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Rita Ferreira (InnovPlantProtect, Gestora de Comunicação / NOVA FCSH-ITQB NOVA, Mestranda / Rede SciComPt, sócia).

"O que é a “formação para os média”? Temos de aprender a falar com os jornalistas? Por que é tão importante a comunicação de ciência? E como é que me preparo para ser entrevistado e fotografado/ filmado? Posso dizer que não? Estas são apenas algumas das questões às quais esta ação vai procurar dar resposta.

A Comunicação de Ciência inclui tanto a comunicação jornalística como a não jornalística e, tendo em conta que a interação entre cientistas e média continua a apresentar desafios, apesar da enorme evolução positiva dos últimos anos, importa perceber o que caracteriza a boa comunicação de ciência, e que papéis desempenham nela o investigador, o jornalista e o comunicador de ciência.

Esta ação destina-se a dotar os formandos de competências e ferramentas para o diálogo com os órgãos de comunicação social e será dividida em três momentos: Introdução, teoria, ideias e contextualização; regras básicas dos géneros jornalísticos, boas práticas e bons exemplos; e exercícios práticos, em que pares de formandos, através de breakout rooms ou em sequência, colocam em prática o conhecimento adquirido em simulações de entrevistas com jornalistas.


Inscrição no valor de €10 para investigadores e docentes de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Inscrições

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências