Marés oceânicas ajudaram a Terra a manter-se “congelada”

“Bola de Neve" por quase 100 milhões de anos

Simulação de marés oceânicas

Imagem cedida pelos autores

Hannah S. Davies é aluna do programa doutoral Earthsystems do Instituto Dom Luiz (IDL). J. A. Mattias Green e João C. Duarte, professor do Departamento de Geologia da Ciências ULisboa e investigador do IDL, são os seus orientadores.

Weak tides during Cryogenian glaciations” da autoria de J. A. Mattias Green, Hannah S. Davies, João C. Duarte, Jessica R. Creveling e Christopher Scotese foi publicado esta sexta-feira, 4 de dezembro, na revista científica Nature Communications.

O estudo liderado por J. A. Mattias Green, professor da Universidade de Bangor, no Reino Unido, apresenta uma modelação de marés oceânicas (globais) durante um período da história da Terra (há cerca de 700 milhões de anos) em que esta esteve quase totalmente coberta por gelo – o estado Terra “Bola de Neve".

Neste trabalho os cientistas mostram que as marés tiveram um efeito de feedback positivo, que ajudou a que a Terra se mantivesse neste estado "congelado" por mais tempo do que expectável, com implicações importantes para extinções e a evolução da vida.

O estado “Bola de Neve” é altamente estável. O gelo à superfície reflete a luz do Sol e o planeta acaba por se tornar progressivamente mais frio. Por pouco, a Terra não ficou congelada para sempre, o que poderia ter levado à extinção da vida, no entanto, o planeta Terra tem tectónica de placas e vulcões ativos o que terá contribuído para que a Terra tenha conseguido sair deste estado “Bola de Neve” há cerca de 600 milhões de anos.

IDL com ACI Ciências ULisboa