Voluntários no Centro de Testes Ciências ULisboa

Daniel Salvador

Estação de Extração de RNA

Daniel Salvador foi voluntário no CT Ciências ULisboa entre maio e julho. Devido à sua situação profissional - fase final de doutoramento/escrita da tese - teve de deixar de colaborar com o Centro, pelo menos para já

Imagem cedida por DS
Daniel Salvador
Daniel Salvador, licenciado e mestre pela Ciências ULisboa, é estudante do 4.º ano do doutoramento em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da ULisboa
Imagem cedida por DS

“Colaborar no Centro de Testes significou muito para mim. Foi a possibilidade de colocar mais do que nunca ao dispor da sociedade o conhecimento que me passaram durante a minha formação e de poder retribuir o investimento que fizeram em mim com a minha bolsa de doutoramento”, conta Daniel Fernando da Fonseca Salvador, de 28 anos, licenciado em Biologia e mestre em Biologia Humana e Ambiente pela Faculdade, estudante do 4.º ano do doutoramento em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da ULisboa, com ligações à Faculdade já que parte da sua tese é realizada no Laboratório de Virologia da Ciências ULisboa.

Daniel Salvador foi voluntário no Centro de testes (CT) da Ciências ULisboa entre maio e julho. Devido à sua situação profissional - fase final de doutoramento/escrita da tese - teve de deixar de colaborar com o Centro, pelo menos para já. “Foi e continua a ser muito enriquecedor ter colaborado com uma equipa com um enorme sentimento de responsabilidade, mas também saber que pudemos ajudar a minimizar os efeitos da pandemia”, diz.

O principal desafio que enfrentou no CT Ciências ULisboa foi aumentar a rapidez do procedimento de extração de RNA. “Cada minuto conta e é necessário em pouco tempo atingir um elevado número de amostras e realizar os procedimentos ainda com mais atenção e cuidado do que o habitual, porque cada amostra tem ‘uma vida humana por trás’”, explica.

Com esta experiência aprendeu muito e melhorou enquanto pessoa e cientista. Daniel Salvador acredita que todos devem colaborar e ajudar para que a sociedade possa ficar melhor e evoluir. Também deseja que todos passem a dar mais valor às pequenas vitórias e avanços científicos e que a sociedade desperte para a possibilidade de cada vez mais existirem fenómenos como o que se está a viver.

“Foi incrível perceber que numa adversidade, o ser humano tem a capacidade de se reinventar e criar novos projetos.  Em pouco tempo a nossa comunidade organizou-se e desenvolveu um centro de testes, conseguindo que dessa forma mais pessoas pudessem ser testadas.”
Daniel Salvador

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt