Testes de despistagem à COVID-19 em Ciências ULisboa

Ciências ULisboa vai criar um Centro de Testes à COVID-19

Para além da identificação rápida da presença de SARS-Cov-2 haverá capacidade para em menos de 24 horas rastrear a origem epidemiológica dos casos, através da sequenciação do genoma viral em tempo real

Pexels - Martin Lopez

A Direção da Ciências ULisboa pediu a colaboração dos seus docentes e investigadores para o processamento de amostras e realização de testes moleculares. “Para que a ajuda da Ciências ULisboa possa ser efetiva, necessitamos de recursos humanos com alguma experiência e que se voluntariem para ajudar”, comenta Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, acrescentando ainda que a Ordem dos Biólogos já identificou alguns voluntários na região de Lisboa, que irão receber formação nas próximas semanas.

Se pretende colaborar com esta iniciativa aceda a este página.

Ciências ULisboa vai criar um Centro de Testes (CT) à COVID-19 no seu campus, no Campo Grande, em Lisboa. Os testes de despistagem à COVID-19 deverão começar daqui a duas semanas consistindo, numa primeira fase, em cerca de 100 análises diárias, estando  também previsto a sequenciação e o rastreamento epidemiológico, segundo comunicado de imprensa emitido pela Faculdade esta quinta-feira.

O objetivo deste CT COVID-19 é reforçar o envolvimento das unidades de investigação no diagnóstico e controlo de infeção por SARS-Cov-2, pelo que terá capacidade para a receção e processamento de amostras biológicas, realização de testes por RT-PCR e numa fase posterior para a realização de testes imunológicos. A criação deste CT COVID-19 irá implicar um investimento de raiz, nomeadamente, uma BOX com certificação de nível 3 (BSL3), que será instalada junto ao Tec Labs – Centro de Inovação da Ciências ULisboa.

Para além da identificação rápida da presença de SARS-Cov-2 haverá capacidade para em menos de 24 horas rastrear a origem epidemiológica dos casos, através da sequenciação do genoma viral em tempo real, permitindo não só distinguir os casos “importados” dos casos de disseminação comunitária, mas também identificar eventuais focos de disseminação local de infeção. Para a Direção da Ciências ULisboa, esta capacidade de inovação é possível devido à dinâmica e multidisciplinaridade dos seus centros de investigação e à estratégia implementada nos últimos cinco anos, em particular pelo Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), em colaboração com diversas entidades internacionais, e que tem permitido novas aplicações e o uso de tecnologia de sequenciação genómica e análise de dados em tempo real.

“A solidariedade desta comunidade manifestou-se logo desde o início desta crise, dando resposta ao repto da cedência de material para hospitais e outras instituições de saúde, e noutras iniciativas como por exemplo as que têm como objetivo a produção de viseiras de proteção para profissionais de saúde.”
Luís Carriço

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt