Ciências ULisboa vai realizar testes à COVID-19

Fotografia de um laboratório
Photo by Martin Lopez from Pexels

Nesta fase de crise, Ciências reuniu esforços e vai avançar para a realização de testes de despistagem à COVID-19.

Para isso será feito um investimento de raiz, numa instalação modular (BOX com certificação de nível 3 (BSL3)) - adequada a este tipo de manipulação) que será adquirida pela Faculdade e colocada na zona onde funcionava até agora o restaurante do Tec Labs.

Os testes deverão ter início dentro de aproximadamente 2 semanas consistindo, numa primeira fase, em cerca de 100 análises diárias. Serão igualmente feitos sequenciação e rastreamento epidemiológico.

Até lá serão formados voluntários que foram já identificados com o apoio da ordem dos Biólogos e iniciado o processo de certificação dos testes de despistagem. Outras iniciativas, como a produção de viseiras e suportes de viseiras para proteção de profissionais de saúde, estão também em curso na nossa comunidade.

Para além da identificação rápida da presença de SARS-Cov-2,  Ciências poderá, em menos de 24h, rastrear a origem epidemiológicas dos casos, através da sequenciação do genoma viral em tempo real. Esta capacidade de inovação de Ciências, é apenas possível, devido à sua estratégia de inovação e desenvolvimento posta em prática nos últimos 5 anos, em colaboração com diversas entidades internacionais, para o desenvolvimento de novas aplicações e tecnologia de sequenciação genómica e analise de dados em tempo real. Esta capacidade, permitirá, não só, distingir os casos “importados” dos casos de disseminação comunitária, mas  também identificar eventuais focus de disseminação local de infeção.

Ciências agradece desde já o enorme esforço de todos os colegas e voluntários nesta luta conjunta, e ficará à disposição da comunidade para toda a colaboração que faça sentido neste contexto. Envie a sua proposta para fightcovid@ciencias.ulisboa.pt.

A Direção.

Ciências ULisboa não para - mensagem do Subdiretor, Pedro Almeida.