Em homenagem

“Estava sempre pronta para ajudar os outros”

"... a Lena estava sempre pronta para ajudar os outros. Contribuiu muito para a Ciências Solidária e mesmo já bastante doente, em dezembro de 2018, fez questão de ainda ajudar..."

PCR
Helena Iglésias Pereira
Helena Iglésias Pereira
Imagem cedida por DEIO Ciências ULisboa

É com grande pesar que escrevo este texto muito pessoal sobre uma minha ex-aluna, colega e acima de tudo uma minha muito amiga. A Helena Iglésias Pereira, por todos nós conhecida como Lena Iglésias. A Lena faleceu com 66 anos, mais dois terços dos quais passou na FCUL, primeiro como aluna de Matemática Aplicada, tendo concluído a licenciatura em 1976 e depois como professora ligada ao Departamento de Estatística e Investigação Operacional (DEIO) desde 1977. Era professora associada do DEIO Ciências ULisboa desde 1991.

Os seus interesses científicos estavam ligados às distribuições estáveis, tema do seu doutoramento, e aos modelos lineares. O seu último trabalho “Assessing the market potential of electric bicycles and ICT for low carbon school travel: A case study in the smart city of Águeda”, publicado em 2017 no Transportation Research Procedia, reflete uma viragem em relação a problemas emergentes na sociedade. A sua preocupação em relação a problemas ligados à pedagogia está patente nos diversos trabalhos que apresentou em congressos da Sociedade Portuguesa de Estatística. No DEIO Ciências ULisboa foram muitas e variadas as disciplinas que regeu. Foi eleita presidente do Conselho Pedagógico em 2012, cargo que desempenhou até 2018, com a dedicação que lhe era habitual, tendo-se retirado devido à sua doença. Estava aposentada desde fevereiro de 2019.

A minha primeira recordação da Lena data de 1973, quando ela foi minha aluna nas aulas práticas da disciplina de Análise Numérica. Sentava-se sempre ao lado de uma outra colega, também chamada Helena e, embora trabalhadoras, passavam todo o tempo a tagarelar… Ainda uma das últimas vezes que a fui visitar, quando ela já estava doente, nos rimos destas aulas! Foi uma amizade que nasceu daí e que se foi cimentando!

Em 1988 a Lena foi fazer um pós-doutoramento em Sheffield, no Departamento de Probabilidades e Estatística, com o professor Morris Walker. Nessa altura eu e o Feridun estávamos em licença sabática em Sheffield com a família. Foi um período em que socializámos muito. Fizemos vários passeios por Inglaterra e vivemos episódios inesquecíveis que nos eram sempre muito carinhosos recordar. A Lena tinha um coração maravilhoso. Era uma pessoa cheia de ternura. Nesses tempos de Sheffield, o meu filho, que tinha três anos, andava sempre atrás da Lena a dizer: “Gosto tanto de ti!”. São pequenas coisas que nunca se esquecem, principalmente porque fazem sempre lembrar a maravilhosa pessoa que era a Lena.

A Lena estava sempre pronta para ajudar os outros. Contribuiu muito para a Ciências Solidária e mesmo já bastante doente, em dezembro de 2018, fez questão de ainda ajudar.

Em 19 de dezembro o DEIO Ciências ULisboa fez um jantar de Natal, especialmente destinado a homenagear a Lena. Não sabíamos que essa seria a última vez que a víamos. Foi uma homenagem muito sentida e merecida.

Lena, partiste, mas estarás sempre presente no nosso coração.

Maria Antónia Turkman, professora aposentada com acordo de cooperação do DEIO Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt