Opinião

Epitáfio: Liquidação da FFCUL

Nos termos dos seus estatutos, os ativos da Fundação passam para a Faculdade

Ciências ULisboa
José Manuel Rebordão
José Manuel Rebordão
Imagem cedida pro JMR

O Conselho de Escola aprovou recentemente a liquidação final da FFCUL, concluindo-se desta forma o processo de extinção que teve lugar nos últimos três anos.

Durante cerca de 25 anos, desde 1993, a FFCUL serviu a Faculdade e os seus investigadores, mas a sua designação como “Fundação” desencadeou a alteração da sua natureza jurídica e eliminou quase totalmente a sua flexibilidade na gestão dos projetos. Como muitos sabem, à FFCUL sucedeu a FCiências.ID, a partir de janeiro de 2017.

A memória da FFCUL, instituição, que soube merecer uma apreciação inequivocamente positiva dos investigadores que serviu, e de todas as instituições que financiaram as suas atividades, será mantida no seu site, onde se encontram todos os relatórios e contas desde 2009, e onde se pode seguir, com toda a transparência, a vida da FFCUL.

Toda a informação relativa ao processo de extinção pode ser encontrada no último relatório e contas de 2019, e num muito expressivo documento que relata as vicissitudes da vida da FFCUL desde que foi desencadeado o cerco às Fundações.

Nos termos dos seus estatutos, os ativos da Fundação passam para a Faculdade.

Como responsável direto pela vida da FFCUL desde 2009, quero agradecer pessoalmente a todos os que comigo partilharam as responsabilidades de direção da Fundação, a todos os colegas que em mim confiaram e, certamente, a todos os trabalhadores da FFCUL.

José Manuel Rebordão, Ex-Presidente do Conselho Diretivo e da Comissão Liquidatária da FFCUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt