Fundação da FCUL

Introdução (PT)

A Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFCUL) é uma Fundação Pública de Direito Privado, sem fim lucrativo, dotada de personalidade jurídica, órgãos e património próprios e de autonomia administrativa e financeira. A FFCUL foi criada em 1993 por iniciativa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) para promover e facilitar a realização de atividades de investigação científica, de desenvolvimento de tecnologia e de prestação de serviços à sociedade, bem como para organizar a formação avançada de recursos humanos, assegurar atividades de consultadoria e de divulgação de conhecimento.

A FFCUL organiza a colaboração científica entre grupos e unidades de investigação. Muitas das atividades de I&D são realizadas em contexto internacional e beneficiam de financiamentos nacionais ou internacionais.

A FFCUL assegura contratualmente as funções de gestão financeira e administrativa de contratos de investigação das suas unidades de investigação e investigadores. A atividade de investigação é assegurada pelos investigadores ou por pessoal especialmente contratado pela FFCUL para execução das atividades de I&D.

Os principais clientes da FFCUL são as unidades de investigação associadas à FCUL - que também integram investigadores de cerca de 20 faculdades e institutos nacionais. A FFCUL pode ainda prestar o mesmo tipo de serviços a outras Universidades e Institutos de Investigação.

A FFCUL gere atualmente mais de 300 contratos de I&D e é a entidade responsável pela gestão de cerca de 20 unidades de investigação nos domínios da Matemática, Estatística e Investigação Operacional, Física, Química e Bioquímica, Geologia e Geofísica, Espaço e Astronomia, Biologia, Energia e Ambiente, Ciências da Computação e Informática, Ciências da Educação e História e Filosofia das Ciências.

Na sequência da aprovação da Lei-Quadro das Fundações (9 de julho de 2012), a Fundação reveste a forma de uma fundação pública de direito privado. É sujeito passivo de IVA e não tem o estatuto de utilidade pública.

Introduction (EN)

The Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFCUL) is a Public Foundation under Private Law, a non-profit organization, endowed with legal personality. FFCUL was created in 1993 as an initiative of the Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) to promote and facilitate scientific research, technology and development services to society, and to organize qualified human resources training and consulting expertise and knowledge dissemination.

FFCUL acts as the legal front institution of multiple research units, from different scientific fields, carrying out research work and managing financial and administratively R&D projects. Currently, FFCUL manages over 300 projects and implements a professional (and constantly audited) management of 20 research units, in the fields of Mathematics, Statistics and Operational Research, Physics, Chemistry and Biochemistry, Geology, Geophysics, Space, Astronomy, Biology, Computer Science and Informatics, Education Sciences and Philosophy and History of Sciences.

Many of these R&D activities are developed together with international teams and are funded both at National and European levels.

All the research work is carried out by the research unit staff and by staff hired by FFCUL specifically for the R&D Projects. The largest FFCUL clients are associated to the FCUL research units (which integrate researchers from more than 20 other Portuguese faculties and universities), but FFCUL also supports other universities and laboratories directly.

Revisão do estatuto jurídico das Fundações em Portugal