Matemática

Bem-vindos ao Departamento de Matemática

Os que chegam ao Departamento de Matemática no caminho de uma vocação, o gosto pela descoberta e resolução de problemas, encontram um ambiente de labor em que convergem professores, alunos e colaboradores a vários níveis. A aprendizagem da ciência e da autonomia na resolução de problemas faz-se nos três ciclos, licenciaturas, mestrados e doutoramento, em que também colaboram outros departamentos e se alargam horizontes na perceção do papel fundamental da Matemática nas outras ciências. No primeiro ciclo é oferecida formação abrangente nas três grandes áreas da Matemática, Álgebra, Análise e Geometria. Nos mestrados, as escolhas variam da Matemática, com todos os seus cambiantes abertos ao vasto mundo da investigação, ao Ensino da Matemática e à Matemática vocacionada para as finanças.

O estudante terá a ocasião de aperceber a Matemática como meio de obtenção de modelos para problemas ditos da vida real, saúde, transportes (Matemática Aplicada), ou capaz de fornecer a linguagem adequada para conjeturas ou enunciados da mais elevada abstração que têm o seu maior impacto na própria Matemática ou na Física Teórica.

Não se dirá que o percurso é sempre fácil, mas não faltam apoios de todas as ordens: salas de estudo, colegas mais avançados que se dispõem a ajudar na fase em que ainda não se sabe como pegar nas matérias, aulas lecionadas por professores com grande experiência que são também investigadores e fazem o acompanhamento das dúvidas, biblioteca bem apetrechada, coordenadores de ciclo que supervisionam atentamente todas as dificuldades, um excelente secretariado, e, sobretudo, um grande empenho nos bons resultados. Sem dúvida, o melhor resultado é uma boa preparação matemática que permite entrar sem dificuldades no mundo do trabalho ou prosseguir uma carreira académica ou de investigação.

A maioria do corpo docente está integrada em unidades de investigação multidisciplinares de elevado nível, com disponibilidade para oferecer orientação de teses de mestrado e doutoramento e supervisionar pós-doutoramentos.

Ao longo dos anos o Departamento de Matemática oferece um leque vasto de iniciativas de divulgação da Matemática dirigidas ao público em geral mas prioritariamente aos alunos finalistas do ensino secundário e primeiros anos de licenciatura. Outras palestras levam-nos para a contemplação da beleza da Matemática na sua evolução histórica ou na sua interação com a própria arte.

A vida no Departamento de Matemática é rica em desafios que serão certamente gratos aos que amam esta ciência.

Sejam bem-vindos!