Biologia Marinha

    Audições públicas a candidatos a Professor Catedrático (área disciplinar de Biologia Marinha)

    O candidato selecionado irá exercer funções no Departamento de Biologia Animal de Ciências ULisboa. Dada a importância crucial dos recrutamentos para a categoria de topo da carreira docente universitária, como é o presente caso, convida-se a comunidade académica de Ciências, particularmente aquela mais ligada às áreas disciplinares da Biologia, a assistir às audições públicas em causa.

    As audições realizar-se-ão por videoconferência, por ordem alfabética dos três candidatos, a saber:

    “É uma faculdade de excelência que nos oferece todas as condições para desenvolver o nosso plano de trabalho”

    “Este prémio simboliza não só o reconhecimento do meu trabalho, mas também de toda a equipa que nele participou”, conta Vanessa Mendonça, segunda classificada pelo Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias 2020. Vanessa Mendonça concluiu o mestrado e o doutoramento na Faculdade e atualmente é investigadora do MARE.

    Pela primeira vez, chocos apresentam a capacidade de aprendizagem social

    Um grupo de investigadores da Ciências ULisboa a trabalhar no Laboratório Marítimo da Guia do MARE conseguiu mostrar que chocos acabados de eclodir (até cinco dias) são capazes de ter uma aprendizagem social. O estudo publicado na  Animal Cognition tem como primeiro autor Eduardo Sampaio, estudante de doutoramento em Biologia (ramo Etologia).

    Plasticus maritimus é o "nome científico" de uma "espécie exótica marinha" que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. É uma "espécie invasora", bem adaptada a todos os ambientes, que representa uma grande ameaça para as comunidades biológicas nativas e, por consequência, para o Homem.

    Nesta exposição, da autoria de Ana Pêgo, podem observar-se exemplares desta "espécie" que tem dado à costa em praias do nosso país.

     

    “Trabalhar com esta espécie é um sonho de criança”

    Investigação liderada por cientistas do polo da Ciências ULisboa do MARE revela como os mutualismos de limpeza marinhos lidam com o aquecimento e acidificação dos oceanos. José Ricardo Paula, primeiro autor do artigo publicado recentemente na revista Scientific Reports do grupo Nature, está inscrito no doutoramento de Biologia - especialidade de Biologia Marinha e Aquacultura e sempre foi apaixonado por comportamento animal, cooperação e mutualismos - especialmente debaixo de água.

    Prova de Doutoramento "Biologia, Filogeografia e História Demográfica do Sargo-do-Senegal, Diplodus bellottii (Steindachner, 1882) no sul do nordeste atlântico"

    Catarina Vieira Lisboa Vendrell Henriques defende a tese "Biologia, Filogeografia e História Demográfica do Sargo-do-Senegal, Diplodus bellottii (Steindachner, 1882) no sul do nordeste atlântico".

    Páginas