Geodiversidade e Geoconservação

Participação do Professor Galopim de Carvalho na disciplina de Geologia e Sociedade

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa

Nesta aula sobre Geodiversidade e Geoconservação, o Professor Galopim de Carvalho defenderá a importância do património geológico e a necessidade da sua preservação. Serão apresentados aos alunos do 1º ano de Geologia, e a todos os que quiserem participar, os critérios fundamentais para a classificação deste património natural, ilustrados com vários exemplos da Geologia de Portugal.

Sumário:

São muitas e variadas, entre nós, as ocorrências geológicas que, de há umas três décadas, têm vindo a ser identificadas como georrecursos culturais não renováveis, o que quer dizer que, uma vez destruídos, ficam perdidos para sempre.
Importantes “páginas” da história da Terra e da Vida, todas elas escritas numa linguagem que a geologia sabe e ensina a decifrar, tais ocorrências são os chamados geossítios, dos quais alguns, face à sua grandiosidade e na letra do Decreto-Lei n.º19/93, de 23 de janeiro, que criou a figura de Monumento Natural, merecem a designação de geomonumentos.
Se não soubermos inculcar o espírito e a necessidade da geoconservação, para já, nas preocupações dos governantes e, com o tempo, na cultura dos portugueses (e isso faz-se na Escola), os agregados urbanos, em crescimento, e os equipamentos que lhes estão anexos, parques industriais, vias de comunicação, áreas portuárias e aeroportos, irão destruir ou tapar com betão e asfalto todas essas “janelas” abertas ao substrato geológico, ocultando, ao cidadão, partes substanciais da natureza deste planeta que lhe deu e lhe suporta a vida.

12h30 - 14h00
Departamento de Geologia
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas