Colóquio

O Prémio Nobel da Física 2016

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

 


David Thouless, Duncan Haldane e John Kosterlitz.

Por Margarida Telo da Gama (FCUL).

O Prémio Nobel da Física de 2016 distingue três investigadores britânicos, atualmente nos EU, por descobertas teóricas revolucionárias na Física da Matéria Condensada, em sistemas com duas dimensões espaciais (flatland).

A primeira descoberta, feita há mais de 40 anos, por dois dos laureados (Thouless e Kosterlitz) tem a assinatura da Escola de Birmingham, e refere-se à existência de uma transição de fase ‘proibida’ em duas dimensões. Esta transição, hoje conhecida por transição de Kosterliz e Thouless, ou transição de fases topológica, identifica um novo tipo de ordem (quasi-long range order) que surge nestes materiais a baixas temperaturas. De facto, a ordem de longo-alcance, característica das fases ordenadas, é proibida nestes materiais com parâmetros de ordem bidimensionais. Kosterlitz e Thouless descobriram que um novo tipo de ordem pode surgir nestes materiais, associado à formação de pares de vórtices (defeitos topológicos) que se dissociam a temperaturas mais altas, numa transição de ordem infinita! A transição separa a fase topológica da fase desordenada a altas temperaturas.

Muito mais recentemente, Thouless e Haldane, mostraram que a baixas temperaturas, em sistemas com uma ou duas dimensões, existem várias fases topológicas, muitas das quais estão protegidas por simetria! Algumas destas fases (Thouless) permitiram explicar resultados experimentais já distinguidos com o Prémio Nobel (efeito de Hall quântico) e outras foram observadas muito recentemente, contra a expectativa do seu proponente (Haldane).

Neste colóquio proponho explicar (pelo menos) uma parte do prémio a alunos do primeiro ano dos cursos do DF!

O colóquio será seguido (num futuro próximo) de um seminário mais técnico, acessível a alunos de mestrado (a anunciar).

14h00
Departamento de Física
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.