Colóquio

O Prémio Nobel da Física 2016

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

 


David Thouless, Duncan Haldane e John Kosterlitz.

Por Margarida Telo da Gama (FCUL).

O Prémio Nobel da Física de 2016 distingue três investigadores britânicos, atualmente nos EU, por descobertas teóricas revolucionárias na Física da Matéria Condensada, em sistemas com duas dimensões espaciais (flatland).

A primeira descoberta, feita há mais de 40 anos, por dois dos laureados (Thouless e Kosterlitz) tem a assinatura da Escola de Birmingham, e refere-se à existência de uma transição de fase ‘proibida’ em duas dimensões. Esta transição, hoje conhecida por transição de Kosterliz e Thouless, ou transição de fases topológica, identifica um novo tipo de ordem (quasi-long range order) que surge nestes materiais a baixas temperaturas. De facto, a ordem de longo-alcance, característica das fases ordenadas, é proibida nestes materiais com parâmetros de ordem bidimensionais. Kosterlitz e Thouless descobriram que um novo tipo de ordem pode surgir nestes materiais, associado à formação de pares de vórtices (defeitos topológicos) que se dissociam a temperaturas mais altas, numa transição de ordem infinita! A transição separa a fase topológica da fase desordenada a altas temperaturas.

Muito mais recentemente, Thouless e Haldane, mostraram que a baixas temperaturas, em sistemas com uma ou duas dimensões, existem várias fases topológicas, muitas das quais estão protegidas por simetria! Algumas destas fases (Thouless) permitiram explicar resultados experimentais já distinguidos com o Prémio Nobel (efeito de Hall quântico) e outras foram observadas muito recentemente, contra a expectativa do seu proponente (Haldane).

Neste colóquio proponho explicar (pelo menos) uma parte do prémio a alunos do primeiro ano dos cursos do DF!

O colóquio será seguido (num futuro próximo) de um seminário mais técnico, acessível a alunos de mestrado (a anunciar).

14h00
Departamento de Física

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas