O que é?
O arquivo de e-mail é uma funcionalidade que transfere automaticamente todas as mensagens recebidas há mais de 1, 6 ou 12 meses, ou manualmente, para uma zona de armazenamento especial, com menor desempenho. A contabilização do espaço atribuído a cada utilizador (vulgo quota) é feita em separado entre as duas zonas, flexibilizando a gestão de espaço de armazenamento da UI.
Para quem está disponível?
O serviço irá ser disponibilizado gradualmente a todos os docentes, funcionários e investigadores de Ciências.
Qual a quota?
O arquivo de e-mail tem uma quota de 5GB por utilizador. Esta quota é independente da quota genérica para o e-mail.
Como consultar?
É possível consultar o arquivo de e-mail no cliente Microsoft Outlook (versões 2010 e posteriores) devidamente configurado com o protocolo MAPI (exchange). No caso de outros clientes de e-mail (thunderbird, mac), que utilizem um dos protocolos IMAP ou POP, não é possível aceder ao arquivo.
Todos os utilizadores (independentemente do cliente de e-mail que utilizam nos seus computadores) podem aceder ao arquivo utilizando o serviço de webmail
No outlook e no webmail arquivo de e-mail irá surgir como uma outra caixa de correio, como exemplificado nas imagens:
![webmail](/sites/default/files/fcul/unidservico/ui/arquivo-webmail.png)
![outlook](/sites/default/files/fcul/unidservico/ui/arquivo-outlook.png)
Não uso Outook, posso usar o arquivo?
Utilizando o arquivo, as mensagens com menos de 6 meses continuam disponíveis para consulta como habitualmente e independentemente do cliente de e-mail utilizado. As restantes só poderão ser acedidas pelo webmail.