"À descoberta da biodiversidade da Quinta das Conchas"

Devido à proximidade à Faculdade de Ciência da ULisboa e à enorme biodiversidade que se encontra neste Parque, esta zona tem vindo a ser utilizada há alguns anos para estudos de vegetação no âmbito da disciplina de Ecologia do 2.º ano do 1.º ciclo de Biologia.

No Parque da Quinta das Conchas podemos observar uma compartimentação de manchas de vegetação que são determinantes na configuração da paisagem deste Parque, que vão desde grandes superfícies relvadas nas zonas planas e na envolvente ao lago, até zonas de vegetação semi-natural constituída por maciços de vegetação arbórea, arbustiva e herbácea mais ou menos densos e que formam a mata. Neste núcleo de vegetação, de menor acessibilidade, verifica-se uma regeneração natural e ajudada do coberto vegetal e onde se encontram espécies de plantas nativas da região de Lisboa como adernos, sabugueiros, sanguinhos e carvalhos-cerquinhos, entre outras.

Para além da função ecológica, ambiental, ordenamento urbano e social estes espaços verdes em meio urbano são ainda locais fundamentais na educação ambiental e na investigação científica.

Uma vez que a manutenção destes parques é importante, e a multimédia tem-se revelado fundamental na divulgação da conservação, os alunos de Biologia, Miguel Costa e Miguel Pinheiro realizaram este pequeno vídeo que se apresenta “À descoberta da biodiversidade da Quinta das Conchas” e que nos deixa uma pequena amostra dessa diversidade e dos estudos que os alunos de Ecologia aí têm realizado.