
Madalena Mariano e Diogo Ribeiro estudantes do 3.º ano da licenciatura em Biologia como guardiões da HortaFCUL, visitam regularmente o PermaLab (Permaculture Living Lab) e, um dia, perceberam que faltava um elemento na produção alimentar desta área: os cogumelos.
Objetivos do projeto
Juntos, criaram o projeto de produção de cogumelos Dilena Fungi, com o objetivo de integrar cogumelos nos alimentos produzidos no PermaLab. Começaram em maio de 2023 a preparar e planear quatro estações experimentais para a produção de Pleurotus cinza, Pleurotus amarelo, Pleurotus eryngii, Shiitake, Shimeji e Juba de Leão. O projeto visa a aprendizagem e investigação, mas também destacar a importância dos fungos e incentivar a comunidade da FCUL a utilizar o espaço como exemplo prático no ensino desta área da biologia.
Fechar ciclos e reduzir o consumo
Desde o início, incorporaram sacos e borras de café das cafetarias da FCUL no seu processo de produção, testando vários métodos até encontrarem os mais sustentáveis, que maximizam a reutilização de recursos e minimizam o desperdício. Um dos métodos adotados foi o uso de baldes reutilizáveis em vez de sacos de plástico, uma prática comum na indústria dos cogumelos. Além de reciclar estes recursos, também utilizam composto produzido na HortaFCUL como suplemento, bem como palha proveniente de resíduos agrícolas e serrim (subproduto da carpintaria) na composição dos substratos que alimentam os cogumelos.
Do laboratório para o campo (e do campo para o prato)
Para iniciar o cultivo, compraram micélio, a fase do ciclo de vida dos fungos usada para a inoculação – uma rede branca normalmente presente no solo. Agora, produzem o seu próprio micélio a partir de cogumelos frescos. Para compreender melhor este processo laboratorial, contaram com o apoio da Professora Margarida Souto Barata, da área de Biologia Microbiana e Biotecnologia da FCUL.
Utilizam diferentes substratos, meios e estações de cultivo em áreas com variações de humidade, luz e temperatura, maximizando o potencial do "laboratório vivo". Ferramentas simples, como alternar entre estufa e exterior consoante a espécie e a fase do seu ciclo de vida, permitem otimizar a produção. Recolhem dados como a quantidade de biomassa produzida, velocidade de colonização e produtividade. Um único balde pode produzir entre 1 a 2 kg de cogumelos frescos, no caso do Pleurotus ostreatus (cogumelo ostra cinza).
Partilha de conhecimento
Em 2023, outros guardiões da HortaFCUL desafiaram-nos a organizar um workshop de produção de cogumelos na FCUL, que esgotou e teve um excelente feedback. Após essa experiência, foram convidados a partilhar o seu conhecimento a nível nacional e internacional. Em 2024, realizaram palestras e workshops em Londres, no Emmetts Garden Fungi Festival, no Festival do Cogumelo Silarca em Beja, no Festival Jardins Abertos da Câmara Municipal de Lisboa e na própria FCUL. No último ano, tiveram mais de cem participantes nas atividades desenvolvidas. O projeto também participou nas aulas práticas da disciplina de Sustentabilidade Ecológica do Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental na FCUL.
O futuro?
Pretendem continuar a aprender através da experiência prática e reforçar o impacto do projeto no ensino da biologia e sustentabilidade na FCUL. Para isso, querem envolver mais comunidades, cultivar mais espécies com benefícios nutricionais e funcionais variados e aperfeiçoar as técnicas laboratoriais e de cultivo. Além disso, Diogo e Madalena acreditam que o projeto pode criar sinergias entre os seus percursos académicos e profissionais, dado o papel crucial dos fungos na ecologia, conservação e nutrição.
Como saber mais?
O projeto está presente nas seguintes redes sociais e é muito provável encontrar Diogo e Madalena nos dias abertos da HortaFCUL, sempre dispostos a mostrar as estações do Dilena Fungi e explicar mais sobre o projeto.
- Instagram: @dilenafungi
- LinkedIn: Dilena Fungi
- Email: dilenafungi@gmail.com
Referências sobre o projeto:
Coordenadores e membros do projeto: Diogo Ribeiro e Madalena Mariano
Para mais informações, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.