Encontros Scientia

Social and economic indicators to evaluate the social and economic effectiveness of Nature-based solutions

Videoconferência
Título/data do evento e fotografia do oradora

Por Firdaous Halim (cE3c - Island Environmental Risks & Society).

Despite the increasing worldwide recognition of Nature-based Solutions (NbS) as crucial responses to societal challenges such as climate change and biodiversity loss, they still face numerous obstacles that hinder their wider adoption and implementation. One significant challenge is the demonstration of their effectiveness, particularly social and economic, because of the insufficient knowledge about the available frameworks and indicators for conducting such evaluations.

To address this knowledge gap, we carried a literature review aimed at identifying frameworks and/ or indicators used in the literature to evaluate the social and economic effectiveness of NbS. Out of 255 scientific studies found via academic literature searches, only twelve of them used an assessment framework or indicator-based technique to deliver social-economic assessments of NbS. The evaluations performed differed greatly, where the majority concentrated on evaluating impacts rather than measuring effectiveness.

The assessment of social-economic indicators was briefly addressed in each article, in comparison to environmental indicators. A total of 33 economic and 107 social indicators were found, with the former being used more often. The influence of NbS on physical and/or mental health, as well as the creation of new employment and economic activity, were often used as indicators to assess the NbS.

To increase the wider adoption of NbS as sustainable solutions for societal challenges, we need to have a better understanding of their effectiveness assessments, and develop rigorous frameworks and indicators for conducting them that consider environmental and social-economic outcomes equally.


Transmissão via Zoom (pw: 309928).

12h00
cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Título/data/local/oradores do evento

Join us for ‘Shaping Tomorrow’s Intelligence’ where we will discuss some of the important choices we have in determining the future of AI.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas