Seminário

From soft matter to wet ALIFE

Sala 1.4.14, Ciências ULisboa

Por Margarida Telo da Gama (CFTC, Departamento de Física, FCUL).

The key question in wet ALIFE is: Can we build synthetic cells endowed with homeostasis, self-reproduction, and evolution? In fact, man-designed cell-like droplets of active nematics exhibit properties and functionalities, such as self-propulsion, artificial chemotaxis, organism-like multi-droplets, collective-like behaviours, etc. Active nematics are new class of soft matter systems characterized by the input of energy at the particle level and its conversion into directed motion. We have considered the dynamics of active nematics droplets on flat surfaces, based on the continuum hydrodynamic theory. We investigated a wide range of dynamical regimes as a function of the activity and droplet size on various surfaces characterized by the anchoring and equilibrium contact angles. The activity was found to control a spectacular variety of wet ALIFE dynamical regimes, including the self-propulsion of droplets, scission, active wetting and droplet evaporation. Our analysis provides a fundamental description of the dynamical regimes reported experimentally for active nematics and supports a simple model of wet ALIFE.

Short bio: Licenciada (BSc) em Física pela Universidade de Bristol 1978 (first class honours) e doutorada em Física Teórica pela mesma Universidade em 1982. Professora Catedrática na FCUL desde 1998. Fundou e foi Coordenadora Científica do CFTC e Presidente do Departamento de Física da FCUL. Foi recipiente de um projeto de Física para linhas de investigação de excelência, em Física da Matéria Condensada e Nanomateriais (FCT EXCL/FIS-NAN/0083/2012). Orientou ou co-orientou mais de três dezenas de alunos de mestrado e de doutoramento e outros tantos pós-doutorandos. Publicou centena e meia de artigos e foi oradora convidada em meia centena de conferências internacionais.

Cartaz do evento

14h00-15h00
Departamento de Física | Ciências ULisboa
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Workshop sobre Arqueologia Histórica, Ciências Ambientais e Trabalho em Comunidade.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.