Colóquio de Lógica

O Lugar de Leibniz na História da Lógica

Sala P3.10, Instituto Superior Técnico (com transmissão via Zoom)

Por Olga Pombo (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Leibniz é universalmente reconhecido como um dos mais importantes precursores da lógica moderna. Procuraremos percorrer os grandes temas do pensamento lógico de Leibniz, apurar o sentido de que eles se revestem face aos desenvolvimentos científicos e filosóficos que lhes servem de fundo (nomeadamente, no que se refere às dificuldades da lógica formal tradicional, ao intuicionismo dogmático de Descartes e à exemplaridade da matemática). Procuraremos ainda sinalizar a especificidade dos projetos leibnizianos da Mathesis Universalis e de uma extensão máxima da ideia de lógica enquanto Generalissima Ars Cogitandi, identificar os fundamentos do seu projeto de uma lógica formalizada, algorítmica e mecanizável e, finalmente, discutir as potencialidades e os limites dos esforços e realizações de Leibniz no campo da construção de uma linguagem simbólica geral, categórica, completa e universal. Teremos ainda oportunidade de salientar de que modo a conceção cognitiva da linguagem de Leibniz faz dele um pioneiro da teoria da computação.

Transmissão via Zoom.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do Workshop

A participação na 3.ª edição do Workshop é gratuita, mediante inscrição prévia.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.