Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Logical Dynamics of Information and Representation as Epistemological Tool

Transmissão através de Videoconferência

Por Ángel Nepomuceno (Universidade de Sevilla).

In each scientific practice an underlying logic can be found, which is understood as a normative system that regulates the ways of inferring the scientific community within such practice. A normative system of this type can be represented by a system of logic, which is defined from a formal language and a set of principles of transformation of sentences of this language. However, systems of classical logic (once suitable for studies of classical physics, for example), have become obsolete in the practices of contemporary science. In this presentation we appeal to the vast project of investigation knows as “Logical Dynamics of Information and Representation” to choose a suitable representative underlying logic, that is to say, as a genuine tool for contemporary epistemology.

Ángel Nepomuceno - Bio: Angel Nepomuceno is Honorary Investigator at the Universidad de Sevilla at the moment (Full Professor of Logic and Philosophy of Science until 2020 at that University). He founded and was Principal Investigator of the Group of Logic, Language and Information (Regional Plan of Investigation, Development and Innovation, http://www.grupo.us.es/ghum609/php/node/1), member of the Mexican Academy of Logic. He has published two books (Curso Práctico de Lógica, and El Método de las Tablas Semánticas) and edited, or co-edited, other ones in the field of Logic and Philosophy of Science (Model-Based Reasoning in Science and Technology, Ed. Springer; Epistemology, Knowledge and the Impact of Interaction, Ed. Springer; Informaciaón: Tratamiento y Representación, Ed. U. Sevilla) and a hundred papers in the same field.

Transmissão em direto via Zoom (password: 884298).

Cartaz do evento

15h00-17h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL)
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas