Encontros Scientia

Linking biological and cultural diversity

A novel approach for urban greenspaces planning and management

Evento online

Por Paula Gonçalves (CSES - cE3c).

Planning and managing ecologically sound and inclusive Urban Green Spaces (UGS) providing meaningful experiences that contribute to visitors' well-being is of paramount relevance and requires a deep integration of natural and social sciences knowledge. Drawing on the Biocultural Diversity (BCD) concept, that addresses the close interlinkage between biological and cultural diversity, we developed a conceptual framework adapted to the urban setting, highlighting the three dimensions where these interactions manifest: Lived BCD, Materialized BCD and Stewardship of BCD. These three dimensions were the foundation to develop and operationalize an indicator-based decision tool, which was tested in Lisbon’s twelve parks, unearthing self-exclusion processes. Motivations to visit UGS, and their enjoyed and disliked features (LIved BCD), were analysed in 33 parks of four European cities, and related with their structural diversity (Materialized BCD). Motivations for visit were highly variable and though mostly based on social interactions or physical activities, the most appreciated features were related with the park itself and nature, a result consistent across cities. One of the benefits of visiting greenspaces is psychological restoration and the study of Lisbon parks showed that this was mainly driven by user’s perceptions, rather than by biodiversity itself...with a twist to be revealed only to those attending the meeting ;-).

Overall, the BCD concept in urban settings proved useful to reveal environmental justice issues that otherwise would have remained hidden, and to clarify the mechanisms underlying the influence of urban biodiversity in mental well-being.


Transmissão em direto no canal de YouTube do cE3c.

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas