CESAM Meetings

What makes the fiddler crab the ideal species to study prey availability

Sala 2.2.21, FCUL, Lisboa

By Bruno J. Ens (Sovon, Dutch Centre for Field Ornithology, The Netherlands).

Because I failed to convince my scientific mentor, the late Rudi Drent, that fiddler crabs were the ideal study species, my scientific career has become tightly linked to the study of career decisions and competition among shorebirds, most notably the Oystercatcher. Supervised by John Goss-Custard and John Krebs, I stud-ied interference among Oystercatchers during the nonbreeding season in the estuary of the Exe, UK. In 1992, I finished my PhD thesis “The Social Prisoner: causes and consequences of variation in reproductive success of the Oystercatcher” at the University of Groningen in the Netherlands under the supervision of Rudi Drent. I then moved to the Dutch island Texel to join the Research Institute for Nature Management (RIN), headed by Wim Wolff, to study the impact of climate change on shorebird populations. Due to fusions and privatization, the name of the institute changed from RIN to IBN-DLO to Alterra to IMARES. Throughout this period, I was involved in applied ecology, studying human impacts, like shellfish fishery, soil subsidence due to gas extraction, disturbance, climate change etc. on shorebird populations. Because I strongly believe that the dynamics of populations must be understood from the behaviour of individuals, I also remained heavily committed to keep the Oystercatcher population study on Schiermonnikoog running. In 2006, I moved to Sovon Dutch Centre for Field Ornithology, which is dedicated to organizing bird monitoring by large networks of volunteers, i.e. citizen science. In 2008, I started to encourage groups of volunteers to initi-ate colourmarking populations of Oystercatchers throughout the Netherlands. At present, I am engaged in major projects to restore mussel beds in the Dutch Wadden Sea, developing an integrated monitoring network for this unique area, recently assigned as a world heritage site, and a large-scale study to find out how we can halt the dramatic decline of the Oystercatcher in the Netherlands www.chirpscholekster.nl. Occasionally, I sneak off to tropical countries to study the risk-taking behaviour of crabs.

12h00
CESAM-Ciências - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas